Obituário

Morre, aos 87 anos, Seu Américo, pai de Hamilton de Holanda e Fernando César

José Américo de Oliveira Mendes estava internado desde sexta-feira (25/11) no Hospital Brasília em decorrência de um Acidente Vascular Cerebral (AVC)

Faleceu, na madrugada deste domingo (27/11), o aposentado José Américo de Oliveira Mendes, 87 anos, pai dos músicos Fernando César e Hamilton de Holanda. Seu Américo, como era mais conhecido pelos familiares e amigos, estava internado desde sexta-feira (25/11) no Hospital Brasília em decorrência de um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Casado há 61 anos, Seu Américo era aposentado da Marinha e tinha uma paixão imensa pela família, como descreve, ao Correio, um dos filhos de José, o violinista Fernando César. “Ele era um avô muito amado, marido exemplar e um pai que tenho como referência. É uma vida inteira de companheirismo e dedicação. Vai ser muito difícil”, lamenta.

Arquivo pessoal - Seu Américo (com o violão) ao lado dos dois filhos

Fernando conta que, mesmo não seguindo a carreira que o pai desejava para ele e o irmão, os dois tiveram todo o apoio, amor e cuidado do genitor. “Ele pensou que poderíamos ser da Marinha como ele, e nos encontraríamos pelo mundo. Apesar de ele nunca ter falado que queria ver a gente (eu e Hamilton) como músicos, fazia questão em dedicar parte da vida dele para a nossa formação nessa carreira”, afirma.

José Américo faleceu às 00h38. A despedida será neste domingo, das 15h às 17h, na capela 1 do Cemitério Campo da Esperança da Asa Sul e será aberto ao público. Seu Américo será cremado nesta segunda-feira (28/11) em uma cerimônia restrita aos familiares. O aposentado deixa a esposa, os dois filhos e quatro netos.

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.