Os turistas que procuram Pirenópolis como destino, geralmente, buscam uma experiência bucólica e familiar. As pessoas querem explorar uma cidade histórica, a gastronomia e cultura local, além de serem bem atendidos e acolhidos. O turismo de experiência foi o tema da roda de conversa deste sábado (26/11) na 2a ExpoJoias, em Pirenópolis, Goiás. Participaram do debate a secretaria de Turismo do município, Vanessa Leal; o empresário do ramo da gastronomia e proprietário da Divina Pousada, Marcelo Safadi; a proprietária da Pousada dos Pirineus e da MS Turismo, Mércia Crema e o artesão joalheiro Marco Aurélio.
O mercado de luxo também foi debatido no evento. De acordo com dados da Secretaria de Turismo, 42% dos milionários procuram destinos bucólicos. Segundo Vanessa Leal, as pessoas que consomem o mercado considerado de luxo buscam sítios, pousadas, acolhimento e conforto, além de interação com a cultura local sem aglomeração.
Segundo a empresária Mércia Crema, ao construir a Pousada dos Pirineus, ela buscou levar a essência de Pirenópolis para dentro da pousada. “O turismo de luxo quer despojamento também”, declarou. Ela anunciou que está construindo um novo empreendimento, um hotel só para adultos, algo cada vez mais comum entre os locais que buscam oferecer turismo de experiência. Segundo a empresária, o hotel será inaugurado em 2023.
Para o empresário Marcelo Safadi, proprietário da Divina Pousada e de dois restaurantes em Pirenópolis, para atender bem ao mercado de luxo e oferecer um verdadeiro turismo de experiência é preciso estar atento à percepção de valor do cliente. “O maior luxo hoje em dia é estar em um lugar que você gosta sendo bem cuidado”, disse Marcelo.
De acordo com o empresário, Pirenópolis é uma cidade onde falta mão de obra, devido à grande oferta de empregos por ser um pólo turístico e gastronômico. “Precisamos trazer pessoa das cidades vizinhas para trabalhar aqui”, contou ele.
Saiba Mais
Turismo
A conquista do selo de indicação de procedência denominado Indicação Geográfica (IG), registrado pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e concedido em nome da Associação Cultural e Ecológica dos Artesãos em Prata de Pirenópolis (ACEAPP) é algo que agregou valor ao turismo de Pirenópolis. “As gemas e os metais preciosos fazem parte da história de Pirenópolis. Aqui, estamos contando a história dos artesãos e artistas que trabalham com prata, mas não tem como dissociar isso do destino turístico”, avaliou o gestor de indicação geográfica do Sebrae Goiás, João Luiz Prestes Rabelo.
“A indicação geográfica é importante para o reconhecimento da origem e da técnica de joias através da prata. Estamos tendo a oportunidade de demonstrar para o mundo a riqueza, a qualidade e a produção do município”, afirmou o diretor-superintendente do Sebrae Goiás, Antonio Carlos Lima.
Serviço
Pirenópolis recebe, neste fim de semana, a 2a edição da Expo Joias, evento organizado pelo Sebrae Goiás em parceria com a Associação Cultural e Ecológica dos Artesãos em Prata de Pirenópolis (Aceapp) e a Associação da Cultura Artesanal de Pirenópolis (Acap), que traz exposições, desfiles, palestras e minicursos voltados ao mercado de joalheria.
Expo Joias Pirenópolis
Data: 25, 26 e 27 de novembro
Local: Pousada dos Pireneus - Pirenópolis, Goiás (Endereço: Rua do Carmo, 80, Chácara Mata do Sobrado, Bairro do Carmo)
A repórter viajou a convite do Sebrae/GO.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.