Ao longo de uma semana, o Distrito Federal registrou um novo caso da varíola dos macacos. No último boletim informativo, publicado na quinta-feira (17/11), nenhum paciente recebeu o resultado positivo na capital, diferentemente desta segunda-feira (21/11), onde um cidadão brasiliense positivou.
Porém, o cenário não é positivo. Desde o início do monitoramento — em 8 de julho — 335 diagnósticos foram confirmados. Além disso, a Secretaria de Saúde concluiu que do total, 321 pacientes são do sexo masculino e 14 do sexo feminino. Em relação à faixa etária, a maior parte dos diagnosticados têm entre 20 e 39 anos.
Por meio de exames laboratoriais também foram descartados 744 casos que estavam em investigação, e no momento, 261 cidadãos seguem à espera de resposta.
Contágio
O informe epidemiológico da Secretaria de Saúde esclarece que o Plano Piloto é a região administrativa com mais positivos no DF, totalizando 67 infectados. Agora, 30 pessoas aguardam o resultado do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).
Em seguida, Águas Claras mantém o posto de segunda região com mais casos, somando 35 pacientes. No levantamento, Samambaia aparece em terceiro com 25 infectados, seguido por Ceilândia com 22, e Guará com 21 diagnósticos.
Os únicos locais que não registraram a doença foram: Fercal, Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), e Arniqueira.
Saiba Mais
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.