Covid-19

Covid-19: MPDFT cobra SES-DF e Ministério da Saúde sobre falta de vacinas

Segundo o MP, o motivo do requerimento é um possível desabastecimento dos imunizantes contra a doença para reforço de adultos e vacinação de crianças no DF

Uma força-tarefa do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) pediu, nesta quarta-feira (16/11), informações ao Ministério da Saúde e à Subsecretaria de Vigilância Sanitária do DF sobre a falta de vacinas contra a covid-19 para reforço de adultos e imunização de crianças na capital do país.

Segundo o MPDFT, o pedido ocorre por conta de notícias divulgadas, que declararam que a “Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) tem solicitado ao Ministério da Saúde, de forma insistente, nova remessa de imunizantes e não tem conseguido”.

De acordo com o MP local, o Ministério da Saúde deverá esclarecer as razões da demora na entrega das doses de vacinas para o DF e se há previsão para remessa nos próximos dias. Já a Subsecretaria de Vigilância Sanitária, terá o prazo de cinco dias para prestar esclarecimentos a respeito das notícias sobre falta do imunizante contra o coronavírus.

O Correio procurou a Secretaria de Saúde, que informou não ter recebido qualquer notificação do MPDFT. A reportagem também procurou o Ministério da Saúde que, por meio de nota, disse distribuir os imunizantes contra a covid-19 a todos os estados de forma proporcional e igualitária. "A pasta monitora permanentemente a situação epidemiológica da covid-19 e o andamento da vacinação no país para todas as faixas etárias", destacou o texto.

O Ministério da Saúde também destacou que disponibilizou 1 milhão de doses a todos os estados e Distrito Federal para a vacinação de crianças de 3 a 4 anos de idade. "Uma nova remessa com o mesmo quantitativo está prevista para ser distribuída nos próximos dias", acrescentou a nota. "Além disso, a pasta entregou na última semana 1 milhão de doses de vacinas pediátricas contra a covid-19 destinadas a crianças de seis meses a menores de três anos com comorbidades. Para o Distrito Federal, foram enviadas mais de 14,5 mil doses", finalizou o texto.

Saiba Mais