Conhecido por ser o maior parque da América Latina e refúgio verde para os brasilienses, o Parque da Cidade Sarah Kubitschek ganhou agora mais um destaque: a nova horta comunitária, no estacionamento 10 do local.
O espaço já conta com uma plantação pública, mas ganhou novos canteiros nesta semana, localizados entre entre o lago e a pista de cooper. Ao todo, serão 16 canteiros com seis metros de comprimento cada. A aração do solo está sendo finalizada e, na próxima semana, começa o plantio de hortaliças.
O administrador do Parque da Cidade, Carlos Bougleux, conta que o projeto-piloto surgiu para ocupar áreas vazias com potencial de uso da comunidade e, devido ao sucesso, seguiu adiante.
“Recebemos muitos elogios e respostas positivas das pessoas sobre a primeira horta, então decidimos criar a segunda. Nosso objetivo é que todos os frequentadores do parque tenham a oportunidade de criar um laço com o espaço público”, afirma Bougleux.
O primeiro canteiro comunitário do Parque da Cidade fica perto do Estacionamento 3, ao lado da administração e da academia ao ar livre, e conta com cerca de 77 metros quadrados. Desde o início do plantio, em julho deste ano, duas colheitas já foram distribuídas à população.
As sementes dos dois canteiros são doadas pela comunidade e encaminhadas a um viveiro parceiro para a produção das mudas.
Alimentos serão doados
Segundo o assessor técnico da administração do parque, Hermes Mariano, as próximas colheitas das duas hortas serão divididas entre os frequentadores e seis instituições beneficentes, selecionadas pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). Um terço dos alimentos será distribuído aos cidadãos e, o restante, às entidades.
Para a nutricionista Camila Pedrosa, da Viver Nutrição e Gastronomia, a ação contribui para que a comunidade tenha acesso a alimentos mais frescos e é um grande auxílio a uma alimentação mais natural.
“Quanto mais fresco o alimento mais saboroso. É um incentivo a alimentação saudável, por muitos anos era cultural ter em casa sua própria horta, e isso se perdeu com o tempo e a vida corrida
A população pode ainda participar dos processos como rega, plantio e colheita. Para isso, basta entrar em contato com a administração do parque, presencialmente, ou pelas redes sociais.
*Com informações da Agência Brasília
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.