Um fenômeno formou-se no céu da capital federal na manhã desta sexta-feira (11/11) e chamou a atenção de moradores que registraram fotos e vídeos nas redes sociais. O fenômeno, parecido com um anel em volta do sol, se chama “halo solar” e não é considerado tão comum.
No halo solar, a luz se decompõe em cores conhecidas ao passar pelas partículas de gelo, assim como é no arco-íris, e assume o formato circular por causa da geometria dos cristais. Meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Heráclio Alves explicou que o fenômeno não é considerado raro, mas também não é comum de ser visto no céu do Distrito Federal.
“Ele ocorre ou se forma quando a luz do sol atravessa as partículas de gelo suspensas na atmosfera. Em geral, nas nuvens do tipo cirrus, que contêm muitos cristais de gelo. Ele não é raro, mas não é comum ser visto no céu de Brasília”, explica.
O fenômeno tende a ser visto no céu em tempos de chuva, mas também em tempos de seca. Para quem teve sorte, o halo solar pôde ser visto de várias regiões administrativas do DF.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.