A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) confirmou ao Correio que não há casos positivos da subvariante Ômicron BQ.1 da covid-19, até a noite desta segunda-feira (7/11). Porém, por meio do Boletim Epidemiológico, a taxa de transmissão do vírus alcançou 1,23 — valor preocupante para as autoridades de saúde.
Por meio de nota, a SES destacou que continua monitorando a pandemia no Distrito Federal. “A Secretaria de Saúde esclarece que tem mantido a vigilância genômica ativa e, até o momento, não foi detectada a introdução de nenhuma variante nova no DF”, disse o texto.,
O primeiro diagnóstico da nova variante foi identificado no Rio de Janeiro, no último sábado (5/11). De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a confirmação ocorreu por meio de sequenciamento genético feito pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Nesta segunda-feira (7/11), o Rio Grande do Sul também registrou um caso da subvariante em Porto Alegre.
Cenário
A taxa de transmissão da covid-19 chegou a 1,23, nesta segunda-feira (7/11), de acordo com o Boletim Epidemiológico — documento divulgado pela Secretaria de Saúde em dias úteis. O número alcançou esse índice, pela última vez, em 27 de junho.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), quando o índice viral está acima de 1, isso confirma que a doença está em expansão. O número atual no DF aponta que um grupo de 100 pessoas pode infectar outras 123.
Saiba Mais
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.