Entrevistado do CB.Poder — parceria do Correio com a TV Brasília — desta segunda-feira (7/11), o secretário de Planejamento, Orçamento e Administração do Governo do Distrito Federal, Ney Ferraz Jr, informou que a prioridade zero do próximo mandato de Ibaneis Rocha é a saúde. O secretário, que também é presidente da Comissão de Transição do GDF, contou, em entrevista à jornalista Adriana Bernardes, que, estão previstas as construções de três hospitais, duas unidades de pronto atendimento (UPAs) e cerca de 15 unidades básicas de saúde (UBS). Também serão reformados todos os hospitais já existentes e realizados concursos públicos para a área.
"A principal necessidade hoje da saúde é concluir a reestruturação física", afirmou Ney Ferraz. O secretário disse ainda que a segunda prioridade do governo Ibaneis é a questão social. Ele contou que serão expandidos programas como o Prato Cheio e o Vale Gás, além dos restaurantes comunitários, onde as pessoas podem fazer refeições a R$ 1. "Serão construídos novos restaurantes comunitários, onde haverá também café da manhã e jantar. Quem tem fome, tem pressa, não pode esperar", destacou Ney.
Ao ser questionado sobre como o governo agirá para lidar com o problema das filas dos centros de referência de assistência social (Cras) no DF, o secretário de Planejamento informou que uma nova medida será implementada para extingui-las por completo, mas que seria anunciada pelo governador.
Após a entrevista, Ibaneis Rocha fez o anúncio mencionado pelo secretário de Planejamento em seu Twitter. "Hoje, tivemos mais um problema na fila do CRAS. E, por isso, determinei a contratação do Banco de Brasília (BRB) para ajudar no atendimento e para que a gente acabe definitivamente com as filas que atormentam a população. Nós vamos cuidar de vocês. Eu peço desculpas à família, à população e temos convicção de que vamos superar mais esse problema", afirmou o governador.
Concursos
A geração de empregos foi mencionada por Ney Ferraz como outra prioridade do próximo mandato do governo Ibaneis. "Vamos chamar o setor produtivo. Será quase uma intimação para ouvirmos as demandas e as necessidades", ressaltou.
Em seguida, ele falou sobre a realização de concursos públicos. "Já existe a previsão da dotação orçamentária tanto para concursos da Polícia Civil, de agentes e delegados, como também para forças policiais como Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e também para a área civil, que seria a saúde, educação, Secretaria de Desenvolvimento Social para combater os problemas do Cras. Educação também vai ter muito concurso", anunciou o secretário.
O chefe da pasta disse ainda que o governador determinou que seja solucionada a questão da demanda por vagas em creche. "A determinação que o governador passou é que nós zeremos essa necessidade das creches já esse ano. Já foi diminuído bastante, mas vai zerar agora em 2023 essa demanda das creches", afirmou. Outra determinação do governador é ampliar as escolas de ensino médio e educação infantil.
Segundo Ney Ferraz, a previsão orçamentária para o GDF, em 2023, é de R$ 57 bilhões, que serão utilizados, prioritariamente, para saúde, educação e forças policiais. "Temos que ter todo um cuidado, planejamento e austeridade fiscal para não gastar de forma desordenada", ponderou.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.