OBITUÁRIO

Morre o ministro Gilson Dipp, ex-vice-presidente do STJ, aos 78 anos

Ministro aposentado morreu em Brasília nesta terça-feira (29/11). Ele era natural de Passo Fundo-RS e a causa da morte ainda não foi divulgada

Jéssica Andrade
postado em 29/11/2022 09:37
 (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
(crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

O ministro aposentado do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Gilson Dipp morreu nesta terça-feira (29/11), aos 78 anos, em Brasília, onde ele morava. As causas da morte ainda não foram divulgadas.

Ex-vice-presidente do STJ, Dipp era natural de Passo Fundo, município localizado no interior do estado do Rio Grande do Sul, e era conhecido pelo temperamento afável e cordial. O jurista se formou em ciências jurídicas e sociais na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 1968, quando iniciou uma carreira de duas décadas como advogado.

Em 1989, entrou para a magistratura como juiz do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, nomeado pelo presidente da República.

Presidente do TRF-4 entre 1993 e 1995, Dipp tornou-se ministro do STJ em junho de 1998. No Tribunal, foi presidente da 5ª Turma (2002 a 2004), corregedor nacional de Justiça (2008 a 2010) e vice-presidente da corte (2012 a 2014). Entre os anos de 2011 e 2013, foi ministro do TSE.

31/07/2019. Credito: Ana Rayssa/CB/D.A. Press. Brasil. Brasilia - DF. CB Poder. Entrevista com o ex-presidente do STJ, Gilson Dipp.
31/07/2019. Credito: Ana Rayssa/CB/D.A. Press. Brasil. Brasilia - DF. CB Poder. Entrevista com o ex-presidente do STJ, Gilson Dipp. (foto: Ana Rayssa/CB/D.A Press)

Aposentado do STJ em setembro de 2014, Dipp foi também professor de direito civil da Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. O ministro foi o criador das varas especializadas em crimes de corrupção, entre outras valiosas contribuições ao Judiciário brasileiro.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação