O clima está aquecido na disputa pela presidência da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). A eleição está prevista para 1º de janeiro — mesmo dia da posse dos deputados distritais eleitos. Conforme o Correio antecipou, os nomes que devem concorrer ao cargo de presidente foram definidos: Iolando e Wellington Luiz, ambos do MDB — mesmo partido do governador reeleito, Ibaneis Rocha, que disse à reportagem não ter preferência, por enquanto. "Os dois candidatos me agradam", comentou.
Ao Correio, Iolando disse que o páreo acontece entre os emedebistas e que não há nenhum outro nome na disputa. O distrital também comentou sobre a possibilidade de que algum integrante do Partido Liberal — maior bancada na CLDF, com quatro representantes — entrar na corrida. "A eleição está definida entre mim e o Wellington. Não há chance de o PL ter um nome na disputa", garantiu.
Entretanto, Iolando não descartou completamente o Partido Liberal. Ele disse que sua chapa está trabalhando com um indicado do PL para o cargo de vice-presidente da CLDF, porém, não informou qual seria (Daniel Donizet, Thiago Manzoni, Joaquim Roriz Neto e Roosevelt Vilela foram eleitos distritais pela sigla). "Está bem consolidado", resumiu o parlamentar.
Nos bastidores, sabe-se que há um acordo entre as cúpulas do Partido Liberal e do MDB para o cargo de vice-presidente ficar com o PL.
Confiança
No outro lado da disputa, Wellington Luiz mostrou confiança em relação a uma possível vitória. Ele afirmou que tem a maioria dos distritais eleitos ao seu lado na disputa. "Conseguimos avançar para 16 assinaturas (dos 24 distritais), o que deu, pelo menos no primeiro momento, uma tranquilidade", destacou. "É óbvio que isso não garante nenhuma eleição, ela só será garantida depois de 1° de janeiro. Mas isso (o apoio) estabilizou, momentaneamente", pontuou.
Segundo o parlamentar, mesmo tendo a maioria a seu favor, as conversas não pararam. "Estamos em contato com todos os colegas — os que estão no grupo e aqueles que não estão — para tentar trazer mais alguns apoiadores. Acredito que, na quinta-feira, depois do feriado, tenhamos mais novidades", frisou.
Saiba Mais
Fora da disputa
No início do mês, o Correio indicou que, além de Iolando e de Wellington Luiz, outros dois nomes estavam cotados para a disputa pelo cargo de presidente da Câmara Legislativa: Hermeto (MDB) e Robério Negreiros (PSD) — sendo que o primeiro seria um dos concorrentes que agradava o governador Ibaneis Rocha. A reportagem procurou os dois distritais para saber se eles realmente desistiram da eleição.
Hermeto confirmou a informação, da sua parte, e disse que retirou sua candidatura a pedido de Ibaneis. "O governador pediu para que eu continuasse atuando como líder do governo na CLDF. Por isso, a desistência", salientou. Robério Negreiros, por meio de sua assessoria, também disse que não está na disputa pelo cargo de presidente, porém, não entrou em detalhes sobre o motivo.
Acordo
O Correio também procurou a oposição para comentar a eleição presidencial da CLDF. Fábio Félix (PSol), deputado mais votado em 2022 e um dos líderes da esquerda na Casa, disse que eles não querem a Presidência, mas fecharam um acordo para que Ricardo Vale (PT) seja o vice-presidente, caso Wellington Luiz vença. "O que a oposição está buscando é a construção de um pacto administrativo, com o devido respeito às diversas bancadas, na próxima legislatura", destacou. "É fundamental garantir o direito à oposição, por exemplo, e uma composição equilibrada nas comissões", completou.
*Estagiário sob a supervisão de Malcia Afonso
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.