Previsão do Tempo

Em dia de jogo do Brasil, Inmet prevê pancadas de chuva no DF

De acordo com o Inmet, o DF amanheceu com sol, porém, durante o horário de jogo, pode haver pancadas de chuvas e trovoadas isoladas

Ana Maria Pol
postado em 28/11/2022 08:38
 (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)
(crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)

Os brasilienses que estão se preparando para assistir ao jogo da  Seleção Brasileira em campo, nesta segunda-feira (28/11), durante o jogo da Copa do Mundo contra a Suíça, às 13h, no Catar, devem se preparar, também, para a chuva. De acordo com a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o DF amanheceu com sol e deve permanecer assim ao longo da manhã. Porém, durante o horário de jogo, pode haver pancadas de chuvas e trovoadas isoladas, em algumas áreas da capital federal.

De acordo com a meteorologista Jeane Lima, o tempo deve ficar instável enquanto o time canarinho estiver em campo. “Com o passar das horas, as temperaturas vão aumentar e as pancadas de chuva devem começar a ser registradas no DF”, reitera. Até esta segunda-feira, o Plano Piloto já registrou 424mm de chuva, 144% acima da média climatológica esperada, o equivalente a 253mm. Dentre as regiões administrativas que registraram chuva, Águas Emendadas está no topo do ranking, com 428mm.



Jeane explica que apesar de novembro ser um mês chuvoso, o DF está sob influência de Zonas de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). O fenômeno, de acordo com a meteorologista, contribui para as precipitações. "O que tem acontecido em novembro são episódios de ZCAS. São sistemas que trazem muita chuva e, a depender da área, ficamos sob sua influência. Até agora, tivemos três episódios de ZCAS e, atualmente, estamos passando por outro. Isso contribui para o aumento das precipitações”, diz.

No dia do segundo jogo da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2022, no Catar, brasilienses devem esperar registros de umidade relativa do ar alta, que varia de 95% a 50%. Já a temperatura deve variar entre 29ºC e 18ºC.

Cuidados na chuva, segundo a Defesa Civil:

Dentro de casa
Não utilize equipamentos elétricos;
Evite tomar banho durante a tempestade;
Não utilize o telefone caso esteja conectado à rede elétrica;
Evite a proximidade e o contato com materiais condutores de energia;
Mantenha-se sempre calçado;
Antes da tempestade desligue todos os aparelhos eletroeletrônicos das tomadas.

Na rua
Em caso de tempestade com raios, procure abrigo;
Não se exponha à chuva;
Não se abrigue embaixo de árvores;
Evite a rua e andar, principalmente, embaixo da rede elétrica;
O interior do carro é um local isolado e seguro.

 

Guia da Copa

Baixe o Guia da Copa preparado pelo Correio Braziliense. Clique aqui.

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação