Copa do Mundo 2022

Confira o que abre e o que fecha durante o jogo do Brasil desta segunda-feira

O segundo jogo da seleção brasileira modificará os horários de comércios, unidades de saúde, parques e transportes nesta segunda-feira (28/11)

Rafaela Martins
postado em 28/11/2022 07:55
 (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)
(crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)

Durante o segundo jogo da seleção brasileira na Copa do Mundo de 2022, contra a Suíça, os brasilienses precisam se programar para viver uma segunda-feira (28/11) com cara de feriado. Após o decreto de ponto facultativo, o Governo do Distrito Federal (GDF) confirmou que parte dos órgãos sofrerão mudanças nos horários de atendimento.

Com previsão para iniciar às 13h, a partida pela fase de grupos vai agitar o horário de almoço dos trabalhadores. Para quem for liberado, ônibus e metrô estarão à disposição do cidadão, com aumento da frota das 11h às 13h. Além disso, os serviços de emergência e urgência da Secretaria de Saúde funcionarão normalmente, mas não haverá vacinação nos postos.

Quem pensa em fazer um programa ao ar livre, atenção: o Zoológico de Brasília e o Jardim Botânico estarão fechados nesta segunda. Todos os equipamentos públicos geridos pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa também estarão de portas fechadas.

Confira o que abre e o que fecha:

Saúde

As emergências dos hospitais regionais, as unidades de pronto atendimento (UPAs) e a Casa de Parto de São Sebastião atendem de forma ininterrupta, bem como a emergência odontológica do Hospital Regional da Asa Norte (Hran).

Os centros de Atenção Psicossocial (Caps) do tipo III e os Centros de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas III (Caps AD III) funcionarão de forma contínua. Já os dos tipos I e II, inclusive Caps AD II e Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (Capsi), não abrirão.

As unidades básicas de saúde (UBS), as Farmácias de Alto Custo, a Fundação Hemocentro e os ambulatórios e policlínicas estarão fechados.

Segurança

A Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) informa que nos horários dos jogos do Brasil não haverá redução de efetivo ou ações. Desta forma, os serviços de emergência funcionarão normalmente. O policiamento e os batalhões da Polícia Militar, assim como as delegacias da Polícia Civil, incluindo a de Atendimento à Mulher (Deam) e a da Criança e do Adolescente (DCA), seguem em funcionamento 24 horas. Ocorrências podem ser registradas pelos números 190 e 197. A Defesa Civil também manterá uma equipe de técnicos plantonistas 24 horas. Já o Corpo de Bombeiros, terá o horário de expediente invertido em relação ao horário do jogo e o serviço de emergência funcionará de forma ininterrupta. Os serviços podem ser acionados pelos telefones 199 ou 193.

Na Hora, Procon e conselhos tutelares

A Secretaria de Justiça e Cidadania comunica que, devido ao ponto facultativo, o Na Hora, conselhos tutelares e o Centro Integrado 18 de Maio estarão fechados no dia 28 de novembro. O Procon-DF funcionará das 8h às 11h. Demandas urgentes relacionadas aos conselhos tutelares podem ser registradas na Cisdeca, pelo número 125. O Centro Integrado 18 de Maio atende em plantão pelo telefone (61) 98314-0636, das 8h às 20h.

SLU

As atividades serão mantidas normalmente na Unidade de Recebimento de Entulho, Aterro Sanitário de Brasília, subcoordenações regionais e núcleos de limpeza, gerência de tratamento, transbordo, instalações de recuperação de recicláveis e papa-entulhos.

Serviço social

Os centros de Referência de Assistência Social (Cras), de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e de Convivência estarão fechados. Os restaurantes comunitários funcionarão normalmente. O Centro Pop abrirá para oferta de alimentação e o de Proteção Social (UPS), para acolhimento.

Detran

Não haverá atendimento ao público nas unidades do Detran. O Departamento de Estradas de Rodagem informa que as operações serão mantidas, seguindo a programação normal em dias úteis. Ou seja, as operações de fluidez ocorrerão na DF-001, das 6h às 9h e das 17h às 19h45; na DF-070, das 6h às 9h20 e das 17h às 19h45, e na DF-095, das 6h às 9h20 e das 17h30 às 19h45.

Parques

Todos os parques ecológicos administrados pelo órgão Instituto Brasília Ambiental estarão funcionando normalmente. Veja os horários:

Parque Recreativo do Gama: das 6h às 18h
Parque Distrital das Copaíbas: das 8h às 18h
Monumento Natural Dom Bosco: das 6h às 20h
Parque Ecológico do Paranoá: das 6h às 18h
Parque Ecológico Sucupira: das 6h às 20h
Parque Ecológico do Lago Norte: das 6h às 18h
Parque Ecológico da Asa Sul: das 6h às 20h
Parque Ecológico Olhos d’Água: portão principal, das 5h30 às 20h30; portões laterais, das 6h às 18h
Parque Ecológico Ezechias Heringer: das 6h às 22h
Parque Ecológico de Águas Claras: das 5h às 22h
Parque Ecológico do Riacho Fundo: das 6h às 18h
Parque Ecológico Areal: das 6h às 18h
Parque Ecológico Veredinha: das 6h às 22h
Parque Ecológico Cortado: das 6h às 20h
Parque Ecológico Três Meninas: das 7h às 18h
Parque Ecológico do Anfiteatro Natural do Lago Sul: das 6h às 18h
Parque Ecológico Península Sul: das 6h às 22h

Transporte público

O Metrô-DF informa que o horário de funcionamento nos dias de jogos será normal: das 5h30 às 23h30. Nesta segunda-feira, haverá aumento de trens entre 11h e 13h para atender a demanda de quem for liberado por empresas privadas ou órgãos governamentais.

Já a Secretaria de Transporte e Mobilidade comunica que os ônibus circularão conforme a programação de sábado.


Guia da Copa

Baixe o Guia da Copa preparado pelo Correio Braziliense. Clique aqui.

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação