Jogos

Em dia de Seleção Brasileira, torcida embarca na alegria com criatividade

Brasilienses mudam a rotina hoje para assistir o jogo entre Brasil e Suiça, a partir das 13h. Um grupo de amigos criou uma forma inusitada e divertida de torcer pela seleção, enquanto crianças e adultos se dedicam a trocar figurinhas da Copa

Rafaela Martins
Márcia Machado
postado em 28/11/2022 05:48 / atualizado em 28/11/2022 07:26
 (crédito:  Ed Alves/CB/D.A Press)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

Para muitos brasilienses a semana começa em clima de feriado prolongado. O motivo: o segundo jogo do Brasil na Copa do Mundo do Catar. Para os servidores públicos e alguns setores como os bancos, o expediente termina mais cedo, às 12 horas. No comércio, a maioria dos estabelecimentos também fecha as portas na hora da partida. Quem comemora é o setor de bares e restaurantes que espera casas cheias para a disputa.

O dia atípico também será marcado pela união, alegria, e empolgação da torcida. Mas, a grande expectativa é que a segunda-feira termine com muitos gols e a comemoração da vitória. Em tempos de Copa do Mundo, os brasilienses seguem eufóricos e empolgados com a ideia do hexacampeonato. A seleção brasileira entra em campo contra a Suíça às 13 horas, pela segunda rodada da fase de grupos. Enquanto familiares e amigos se reúnem para torcer em frente à televisão, dois amigos tiveram a ideia de curtir a copa de um jeito diferente: dentro de uma kombi.

Tem gente que enfeita lojas comerciais e residências, mas a dupla não se entregou ao comodismo da festa verde e amarela. De acordo com Weberson Paiva, 38 anos, a ideia de comprar e enfeitar um carro foi motivada por uma inquietação e vontade de reunir o grupo de torcedores. "Eu e meus amigos pensamos em comprar um carro velho para enfeitar com adereços da copa do mundo, e curtir todo mundo junto, dentro do carro. Em 2010, um dos sócios encontrou a kombi naquelas feiras de automóveis antigos, e de lá pra cá, de quatro em quatro anos, nós paramos e fazemos um trabalho diferente", disse o empresário.

Após doze anos, mais sete amigos abraçaram a ideia de Weberson e Renan. Nos dias dos jogos, os parceiros deixam suas rotinas de lado e combinam de comparecer na casa de um dos donos para assistir as partidas do Brasil. "Como nós temos a rede social da kombi, a gente convoca uma galera para ver também, e assim conseguimos lotar a casa de um dos donos. A galera se diverte, passa o dia com a gente zoando, brincando, e nos intervalos dos jogos nós colocamos o povo lá dentro e damos uma volta na cidade", ressaltou Weberson.

Nas principais avenidas do Distrito Federal, a Maria Lopes (como é chamada a kombi), tem feito sucesso. Por ser um carro espaçoso e nada discreto, nove pessoas conseguem adentrar e aproveitar a experiência com os sócios. Porém, quando o período festivo chega ao fim, o carro é deslocado para uma garagem subterrânea em Ceilândia, onde fica coberta com lona para não pegar poeira e água. Segundo Weberson, a manutenção que precisa ser feita de quatro em quatro anos são aquelas comuns: troca de bateria e pneu.

Mudanças na rotina

Após quatro anos de espera, a Copa do Mundo de futebol está de volta. A expectativa agora é assistir a Seleção Brasileira com os amigos, e quem sabe, em alguma mesa de bar. Por isso, é importante que o cidadão saiba como vai funcionar estabelecimentos comerciais, órgãos públicos, unidades de saúde, transportes e bancos, por exemplo. Hoje, o Governo do Distrito Federal decretou ponto facultativo (veja o box)

Em relação aos transportes, os ônibus e as linhas de metrô terão reforço para que os brasilienses consigam se deslocar rapidamente. Os bancos também terão jornada especial. Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), os canais digitais e remotos, como internet e mobile banking, assim como as salas de autoatendimento, funcionarão normalmente, seguindo os horários estabelecidos por cada instituição. Como o jogo de hoje começa às 13h, o atendimento ao público será das 8h30 às 11h30.

Trocando figurinhas

A Copa está mudando a rotina das famílias de Brasília. Durante o dia de ontem, filas se formaram em frente às bancas de jornal que vendiam figurinhas do campeonato. Todos à procura das imagens de jogadores que faltam para completar os álbuns. E na busca pelas carinhas dos jogadores e ídolos de diversas nacionalidades vale trocar, vender, comprar e até "bater bafo", antiga brincadeira de virar a figurinha com um tapa.

Guilherme Pfrimer Parente, 8, está tentando completar o álbum, trocando as figurinhas repetidas. "O que eu mais quero é completar o álbum", diz suspirando. O irmão, Henrique Pfrimer Parente, 7, está mais adiantado, e orgulhoso conta que conseguiu os jogadores mais difíceis de achar como Neymar, Cristiano Ronaldo, Messi, (Kylian) Mbappé, Lewandowsk (Robert) e outros craques. De tão envolvidos com a brincadeira, os irmãos pediram 30 pacotinhos de figurinhas no Dia das Crianças, e deram uma boa adiantada nos catálogos.

O pai, Rafael Rocha Parente, 40, entra na onda da criançada. "Tem que entrar porque senão eles não param em casa querendo sair pra trocar figurinhas", conta. A diversão, para os pais, é também uma forma de ficar com os filhos e de recordar outros tempos. "Quando criança eu também montava álbuns. É também uma forma de resgatar esse passado", lembra.

Frederico Ferreira, 43, brinca que pretende fechar o álbum antes de acabar a Copa. Com a filha Helena de Carvalho Ferreira, 9, e Guel de Carvalho Ferreira, 6, eles literalmente trocam figurinhas com outros pais e filhos. "Ainda faltam muitas mas a gente chega lá, diz o militar. Guel não disfarça o orgulho de dizer que conseguiu duas figurinhas do Neymar, das mais difíceis de achar.

Para completar a Seleção Brasileira do álbum de Rafael Lobo Celes, 7, só falta o volante Fred, figurinha que fez a mãe do menino, a psicóloga Cláudia Lobo Celes, 43 anos, acompanhar o filho até a banca. Ao ouvir o nome do jogador, o servidor do Banco Central, Carlos Eduardo Brandt, 45, se aproximou do grupo e disse: "Eu ouvi o nome do Fred, eu tenho para trocar". A alegria de Rafael foi tamanha, que parecia que o Brasil tinha acabado de fazer um gol.

Agora, Carlos Eduardo Brandt e o filho Davi Mascarenhas Brandt, 7, partem à procura da figurinha de José María Giménez, da Seleção do Uruguai. "Só falta essa pra coletar o álbum", exclamou Davi.

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Weberson Paiva e Renan Carvalho foram os idealizadores
    Weberson Paiva e Renan Carvalho foram os idealizadores Foto: Ed Alves/CB/D.A Press
  •  2022. Cidades. Troca de figurinhas na banca da 106 Norte.
    2022. Cidades. Troca de figurinhas na banca da 106 Norte. Foto: Marcia Machado/CB
  • Na 106 Norte o domingo foi reservado aos álbuns dos jogadores
    Na 106 Norte o domingo foi reservado aos álbuns dos jogadores Foto: Marcia Machado/CB

O que abre e o que fecha hoje

TRANSPORTE

Ônibus

- Dia 28 de novembro: programação de sábado.

- Dia 2 de dezembro: tabela de dia útil, com reforço de viagens a partir das 13h30.

Metrô

Nos dias de jogos o funcionamento será normal, das 5h30 às 23h30. Haverá aumento de trens entre 11h e 13h (pico intermediário) para atender o retorno dos usuários que forem liberados pelas suas empresas ou órgãos governamentais.

SAÚDE

Samu: atendimento 24 horas, pelo telefone 192.

Emergências: dos hospitais regionais, das unidades de pronto-atendimento (UPAs) e da Casa de Parto de São Sebastião atenderão de forma ininterrupta, em plantão 24h.

Emergência odontológica: a do Hospital Regional da Asa Norte (Hran) terão plantão 24h.

Caps: os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) do tipo III e os Centros de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas III (Caps AD III) funcionam de forma ininterrupta. Já os dos tipos I e II, inclusive Caps AD II e o Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (Capsi), não abrirão em 28 de novembro. 

Vacinação: não haverá vacinação em 28 de novembro. 

UBS: as unidades básicas de saúde (UBSs) estarão fechadas no dia 28.

Farmácias de Alto Custo: não abrirão em 28 de novembro.

Hemocentro: não funcionará no dia 28. 

Ambulatórios e policlínicas: não atenderão em 28 de novembro.

COMÉRCIO

Segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF), o funcionamento do setor será normal. Para que não haja prejuízo no expediente, donos de estabelecimentos informaram à instituição sobre a possibilidade de colocarem televisores para os colaboradores assistirem aos jogos.

No segmento de varejo em geral, como lojas de rua e shoppings, a abertura ficará a critério dos empresários. Em dias de Seleção Brasileira em campo, podem abrir normalmente, com autorização para dispensar os funcionários para assistirem às partidas fora da empresa, saindo 30 minutos antes e retornando 30 minutos após o fim dos jogos.

NA HORA E PROCON

De acordo com a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), os dois estabelecimentos estarão fechados.

CONSELHO TUTELAR E CENTRO INTEGRADO 18 DE MAIO

Nos dias 28 de novembro, ponto facultativo, e no dia 30, feriado local, atenderão apenas as demandas urgentes pelo telefone 125.

PRÓ-VÍTIMA

Os núcleos do programa terão expediente das 8h às 14h nos dias 24/ de novembro e 2 de dezembro. No dia 28, o atendimento será em regime de plantão. Em 30 de novembro, estarão fechadas.

MPDFT

O expediente no Ministério Público do Distrito Federal e Territórios será das 7h às 10h30, quando o jogo começar ao meio-dia. Em dia de partida às 13h, o funcionamento será das 7h às 11h30. Quando o jogo for às 16h, o atendimento será das 7h às 14h.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação