COPA DO MUNDO

Capital do país fica em festa após estreia do Brasil no Catar

Em várias regiões do Distrito Federal, torcedores se reuniram para acompanhar a Seleção Brasileira, que começou ontem sua jornada no Mundial de 2022. Vitória sobre a Sérvia animou os brasilienses para os próximos jogos

Pedro Marra
Pablo Giovanni*
Carlos Silva*
Arthur de Souza
Mila Ferreira
Raissa Carvalho*
postado em 25/11/2022 06:00 / atualizado em 25/11/2022 09:02
 (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)
(crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)

Do apito inicial até o primeiro gol do Brasil na Copa do Mundo do Qatar 2022, passaram-se 62 minutos e, no Distrito Federal, a torcida que acompanhou a estreia da seleção canarinha no campeonato mundial ficou bastante apreensiva durante esse intervalo de tempo. Quando Richarlison inaugurou o placar, aos 17’ da etapa final, os brasilienses que lotaram bares e outros pontos da capital — ou até mesmo se reuniram em casa — explodiram de alegria para comemorar.

Foi o caso de uma família do Gama que, com direito a um bandeirão verde e amarelo na fachada de um prédio, acompanhou a estreia do Brasil com amigos no terraço do edifício. O grupo, formado por 15 pessoas vestidas com camisa da Seleção Brasileira, levou tambor, pula-pula e cornetas para agitar o clima durante os gols do time. E nem o cachorro uniformizado escapou do clima contagiante. Com a tradição de se reunirem no local desde a Copa de 2002 — ano da conquista do pentacampeonato —, a dona da casa, Consuelo dos Santos, 56 anos, disse considerar especial o momento de reunir pessoas próximas para assistir a partida. "Vêm amigos e outras famílias, o que é um privilégio, porque poucas pessoas têm isso", comentou a torcedora. Outra moradora do edifício, Liliane Santos, 43, estava tensa no começo do jogo quando o time do Brasil tentava abrir o placar. Para ela, o Brasil fez uma boa estreia, mas precisa fortalecer o lado emocional durante o jogo. "O problema da Seleção Brasileira é o psicológico, mas acho que a gente leva a Copa, porque o elenco está muito bom nesta edição", opinou.

 Moradores de edifício no Gama costumam se reunir para assistir aos jogos desde 2002
Moradores de edifício no Gama costumam se reunir para assistir aos jogos desde 2002 (foto: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)

Nos bares

O pequeno Noah Gabriel, de 1 ano, é considerado o talismã da família de Rayssa Caroline, 20, mãe do menino. Ela detalhou que o bebê "acompanhou" toda a trajetória da Seleção Brasileira para se garantir na competição do Catar. “Se ele for tão ‘pé quente’ quanto era quando estava na minha barriga, a gente leva o hexa”, brincou Rayssa, que torceu pelo Brasil em um bar do Sudoeste.

Em Águas Claras, Sofia Thomas, 18, acompanhou o jogo de estreia brasileira, em um bar da região, com alguns amigos. “Na última Copa, tinha só 14 anos. Agora que tenho uma noção e me reuni com meus amigos, estou gostando bastante”, comentou. Depois do jogo, uma palavra resumiu o sentimento dela: felicidade. “Estou ansiosa para o segundo jogo. Não sei onde vou ver, mas sei que nesse estreamos com pé direito”, comemorou. Amiga de Sofia, Ana Luiza, 18, foi a caráter para assistir à partida. Enrolada em uma bandeira do Brasil, ela acompanhava atentamente todos os lances e observou que o primeiro tempo foi parado, por conta da estratégia do time adversário. “A Sérvia ficou mais na defensiva. Mas, no segundo tempo, o Brasil se animou e saíram dois gols bem bonitos”, comentou.

 Considerado o amuleto da família, o pequeno Noah deu sorte ao Brasil na estreia
Considerado o amuleto da família, o pequeno Noah deu sorte ao Brasil na estreia (foto: Carlos Vieira/CB/D.A Press)

Diplomacia

Bancária nascida no Piauí e moradora de Brasília, Alceane Dimitrijevic, 43, assistiu à partida com a família na Embaixada da Sérvia. A escolha do local foi por causa da nacionalidade do marido, Branko Dimitrijevic, 48, motorista de aplicativo. A convite da encarregada de negócios e chefe de missão da sede diplomática do país europeu, Jelena Blazevic, o casal compareceu ao local com os filhos Marko, 3, e Sofia, 6.

Em uma família de origem mista, Alceane explica que as crianças ficam em dúvida quanto à escolha da torcida, mas sempre foram livres para decidir. "Nossos filhos entendem que podem ficar felizes se qualquer um dos dois países sair vencedor", contou. O marido sérvio parabenizou o Brasil pela vitória. "Se a Sérvia for eliminada, torcerei para a Seleção Brasileira nos próximos jogos, com certeza", declarou Branko.

 24/11/2022. Crédito: Mariana Lins/Esp.CB/D.A Press.Embaixada Sérvia Família de Alceane e Branko Dimitrijevic
24/11/2022. Crédito: Mariana Lins/Esp.CB/D.A Press.Embaixada Sérvia Família de Alceane e Branko Dimitrijevic (foto: Mariana Lins )

 

Engarrafamento e blitze

Boa parte da população foi dispensada dos trabalhos no início da tarde para acompanhar a estreia da Seleção Brasileira no Catar. Antes do jogo, a volta para casa do foi marcada por engarrafamentos em diferentes pontos do Distrito Federal, como no Eixo Monumental, na Estrada Parque Taguatinga (EPTG), na Estrada Parque Indústria e Abastecimento (EPIA) e na Estrada Parque Indústrias Gráficas (EPIG).

Para após o jogo, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) programou duas blitze da Lei Seca para o Plano Piloto. Uma aconteceria no Eixinho Sul, mas não chegou a ser montada. A chuva estava forte e o etilômetro, equipamento utilizado para detectar a presença de álcool no organismo do condutor, não funciona se estiver molhado. A outra blitz chegou a ser montada na entrada do Sudoeste, mas as abordagens duraram cerca de 20 minutos. Assim que começou a chover no local, a blitz foi desmontada. No entanto, mesmo com poucas abordagens feitas, três condutores foram autuados por alcoolemia, após se recusarem a assoprar o aparelho. Segundo o Artigo 165-A do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), recusar o teste, exame clínico, perícia ou outro procedimento que permita certificar influência de álcool ou outra substância psicoativa é considerado infração gravíssima.

 

Próximos jogos do Brasil

Brasil x Suíça
Segunda-feira (28/11), às 13h*
Brasil x Camarões
Sexta-feira (2/12), às 16h*
*horário de Brasília


  • (COMBO) This combination of pictures created on November 24, 2022 shows heavy traffic along the Esplanade dos Ministerios avenue (up) two hours before the FIFA World Cup Qatar 2022 match between Brazil and Serbia in Brasilia, and the Esplanade dos Ministerios avenue almost empty minutes after the start of the FIFA World Cup Qatar 2022 match between Brazil and Serbia in Brasilia, on 24 November 2022. (Photo by EVARISTO SA / AFP) AFP
  • 24/11/2022. Crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF. Copa do Mundo jogo entre Brasil e Sérvia, torcida comemorando em residência/terraço no Gama. Mateus Dias. Minervino Júnior/CB/D.A.Press
  • Mesa de Gabriel Marinho é a mais animada em bar perto da UnB, na Asa Norte. Clara Espinoza/CB
  • Na rodoviária do Plano Piloto, brasilienses correm para pegar os ônibus e chegar em casa a tempo do jogo do Brasil Júlia Eleutério/CB/DA Press

*Estagiários sob a supervisão de Patrick Selvatti

 

Guia da Copa

Baixe o Guia da Copa preparado pelo Correio Braziliense. Clique aqui.


Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação