A partir de hoje, idosos com mais de 65 anos podem requerer o Cartão Sênior nos postos de atendimento especializados ou pelo site do Mobilidade BRB. O cartão assegura a gratuidade do transporte público coletivo no Distrito Federal às pessoas nessa faixa etária. O idoso vai continuar a ter o direito ao benefício apresentando um documento pessoal que comprove a idade nas catracas de acesso aos ônibus e metrô.
Publicado no Diário Oficial do DF (DODF), desta quinta-feira (24/11), um decreto da Secretaria de Transporte e Mobilidade regulamentou o uso do Cartão Sênior, que tem como principal objetivo melhorar as condições de conforto, segurança e autonomia desses usuários.
Para obtenção do cartão, o usuário deverá se cadastrar no portal de Mobilidade do Banco de Brasília (BRB) (https://mobilidade.brb.com.br/passelivre/) ou comparecer a um dos postos de atendimento especializado, com o Cadastro de Pessoa Física (CPF), documento pessoal e foto 3x4 recente. O fornecimento da primeira via é gratuito e tem prazo de entrega de até 10 dias úteis após aprovação do cadastro.
O cartão é pessoal e intransferível. Caso seja identificado o uso indevido do benefício, o usuário poderá ter o cancelamento definitivo do passe. A portaria ressalta também que todos os assentos dos veículos do transporte coletivo público e do transporte metroviário do DF são considerados preferenciais para idosos com idade igual ou superior a 60 anos.
Saiba Mais
- Cidades DF CBMDF realiza treinamento de simulação de incêndio no metrô da Ceilândia
- Cidades DF Câncer de próstata: 72 mil homens são diagnosticados por ano no Brasil
- Cidades DF Tempo de chuva não espanta os torcedores, que lotam bares da capital
- Cidades DF Engarrafamento e infrações de trânsito marcam a volta para casa no DF
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.