Obituário

Morre, aos 74 anos, Gilberto Pereira, desembargador do TJDFT

O desembargador Gilberto Pereira foi vítima de um infarto e morreu em casa. Gilberto se aposentaria no próximo dia 2 de dezembro, quando completaria 75 anos

Ana Maria Pol
postado em 24/11/2022 11:08 / atualizado em 24/11/2022 11:35
 (crédito: Reprodução/TJDFT)
(crédito: Reprodução/TJDFT)

O desembargador do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), Gilberto Pereira de Oliveira morreu, aos 74 anos, na manhã desta quinta-feira (24/11). Gilberto se aposentaria em 2 de dezembro, quando completaria 75 anos.

Mineiro de Santo Antônio do Monte, distante cerca de 200km de Belo Horizonte, Gilberto ingressou na magistratura do DF como Juiz de Direito Substituto em 1991, por meio de concurso público. Em 1996, recebeu uma promoção que o encantou: Juiz titular do Tribunal do Júri de Taguatinga. Também foi titular da Vara de Delitos de Trânsito de Brasília; Juiz Eleitoral no TRE/DF e, em 2009, passou a atuar como desembargador convocado. Em maio de 2013, foi promovido a Juiz de Direito Substituto de 2º grau. E, em julho de 2014, tomou posse como desembargador do TJDFT.

Generosidade

“Grande e generosa figura humana”, é como o ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), e atual membro do Instituto Histórico e Geográfico do DF (IHGDF), Juliano Costa Couto, descreveu o desembargador. O advogado lamentou a morte do magistrado. “Ele era daqueles magistrados simples, que conhecem a vida como ela é, equilibrando com maestria a técnica e a sensibilidade. Grande perda para o TJDFT”, disse.

Em nota, o TJDFT lamentou a morte do magistrado. "A Presidência do Tribunal expressa solidariedade e presta condolências à família do Desembargador Gilberto nesse momento difícil de luto”. As informações sobre velório e sepultamento serão divulgadas em breve.

As diretorias da OAB-DF e da Caixa de Assistência dos Advogados do Distrito Federal (CAADF) também prestaram solidariedade à família. “Neste momento difícil e delicado, a OAB/DF e a CAADF se solidarizam e desejam força, coragem e muita união aos familiares e amigos(as)”.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação