FUTEBOL

Pets entram no clima da Copa usando roupas e acessórios verde-amarelos

Tutores apaixonados pelo Mundial aproveitam a época para vestir os bichinhos com roupas e adereços nas cores da bandeira do Brasil. Os animais de estimação acompanham tudo na maior beca

Júlia Eleutério
postado em 30/11/2022 06:00
 (crédito: Mariana Lins/Esp. CB)
(crédito: Mariana Lins/Esp. CB)

O clima da Copa está em todo lugar. Até os pets entraram na torcida pelo hexacampeonato do Brasil. Os tutores mais empolgados aproveitam a época para curtir os jogos com os bichos, que usam roupas e adereços em verde e amarelo. A Seleção Brasileira ganhou por 1 X 0 no último jogo contra a Suíça, classificando para as oitavas de final. Na primeira partida, o time comandado pelo técnico Tite ganhou da Sérvia por 2 x 0. O Brasil se mantém bem na fita e os bichinhos de estimação acompanham tudo na maior beca, em verde-amarelo.

Dona de hotel para cães de pequeno porte, Domitila Gomes Barroso, 38 anos, sempre gostou da Copa. Quando criança, costumava enfeitar a rua onde morava em Planaltina. Residindo, agora, em um condomínio no Grande Colorado, a empresária conta que lá não tem o hábito de pintar o local para torcer pela Seleção. No entanto, apaixonada por pets e pelo Mundial, não deixa de decorar a casa e os dois cachorros, Fubá e Amora Joana. A empreendedora sempre amou animais e explica que a família escolhe nomes relacionados à comida para batizá-los.

Animada, Domitila comprou as roupinhas temáticas há quatro meses. "Foi feita para o clube dos dachshund e tem fator de proteção", comenta a empresária, destacando que participa de um grupo de pessoas que têm cachorros da raça do Fubá, popularmente chamada de salsicha.

Com oito anos, essa não será a primeira Copa do pet, que está com Domitila desde filhote. "Eu enfeitei ele do mesmo jeito em outros jogos. Comprei uma blusinha do Brasil e fiz um colarzinho da mesma cor", recorda. Para Amora Joana será a estreia. A lhasa apso foi adotada pela tutora no fim de 2020, quando tinha 4 anos. A moradora do Colorado destaca que sempre prepara os cachorrinhos para festividades. "Eles têm roupinha de festa junina, de Natal e de réveillon."

Domitila comenta que, ao passear com os cãezinhos, o sucesso dos looks é garantido. A empresária os leva a vários lugares, até ao shopping, sempre produzidos. "São super mimados. Eu paparico como se fossem filhos", confidencia. A empresária revela que Amora Joana é "oferecida", adora pular e pedir carinho para outras pessoas, que retribuem os pedidos de atenção. "Ela está sempre de roupinha e todo mundo fica elogiando: 'nossa, que vestidinho mais lindo'. O Fubá é todo 'mauricinho'", diz, orgulhosa.

Assim como Domitila, a paixão por animais faz com que Lígia Silva, 44, também considere os pets parte da família. Com cinco cachorros e três gatos, ela compra adereços para que todos fiquem no clima dos jogos, torcendo para o Brasil. O amor pelo Mundial vem desde a infância, quando desenhava os símbolos na frente de casa para acompanhar as partidas com os amigos da vizinhança e da igreja.

A dachshund Ninna e a fox paulistinha Belinha são as mais velhas do grupo, com 9 anos, e já vivenciaram mais Copas. No entanto, a cocker Lunna, e as dachshunds Amora e Maya, com 7, 6 e 5 anos, respectivamente, também entram na diversão, além dos gatos Bolinho, Thomas Pudim e Lua. A analista de infraestrutura procura pelos enfeites e vestimentas em petshops e lojas especializadas em looks para cães e eles também têm vestimentas para todas as comemorações. Na abertura dos jogos, no último domingo, as cadelas estavam devidamente paramentadas para acompanhar a cerimônia.

O casal de namorados Mateus Dias, 19, e Thais Lorrany, 21, foi pela primeira vez com amigos da família Souza para acompanhar a estreia da Seleção Brasileira no mundial de seleções. O morador de Taguatinga Sul levou o cachorro Lucky, de 8 anos, uniformizado com a camisa amarela, para o evento no terraço. Segundo o estudante de fisioterapia, o animal é calmo e costuma ficar com medo apenas com fogos de artifício, mas o barulho de buzinas e cornetas não o incomodam. "Como a gente conhece ele nesses oito anos, conseguimos levá-lo sem medo. Mas se houvesse fogos, não levaríamos", afirma.

 

Looks para todos

Para quem aprecia incluir os pets na celebração de datas comemorativas ou eventos especiais com tudo a que têm direito, como é o caso da Copa do Mundo, há uma variedade de produtos disponíveis no mercado. As opções vão desde modelos de camisas até pedrinhas adesivas para enfeitar os pêlos dos bichanos. Os itens podem ser encontrados em petshops, lojas de produtos especializados para animais e em sites de compra pela internet.

E os tutores podem ficar tranquilos em relação ao conforto dos pets. Há empresas onde se pode encontrar regatas, capas de chuvas, camisetas e bandanas que não causam desconforto aos animais.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação