Agenda

Enap promove atividades culturais e educacionais de graça

A escola promove o projeto Biblioteca do Futuro (BdF) com atividades que incluem oficinas, palestras, experiências artísticas e culturais

Sarah Paes - Especial para o Correio
postado em 20/11/2022 19:24 / atualizado em 20/11/2022 22:38
 (crédito: Vinicius Braga/ Enap                     )
(crédito: Vinicius Braga/ Enap )

De 21 a 23 de novembro, a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), localizada no Setor Policial Sul, promove programações culturais e educativas como parte do projeto Biblioteca do Futuro (BdF), uma iniciativa que visa transformar a biblioteca da Enap em um espaço de construção de conhecimento e colaboração.

Nessa primeira edição, as atividades valorizam o “acervo humano” por meio da curadoria de pessoas e experiências que, assim como livros, possuem importantes saberes e conhecimentos.

No total, a programação de atividades incluem oficinas, palestras, experiências artísticas e culturais, divididas em quatro eixos temáticos:

  • Aprender: atividades de ensino-aprendizagem típicas, com foco na inovação;
  • Fazer: programação maker e estrutura compartilhada, com foco na criação de soluções para problemas públicos;
  • Apreciar: programação de mostras, apresentações artísticas, que estimulem a interação entre inovação, tecnologia e arte;
  • Exercitar: atividades com foco no corpo e na produção de bem-estar físico e mental.

“Partimos da premissa da ‘pessoa acervo’, considerando que somos detentores de conhecimento passível de compartilhamento e transformação. Somos ao mesmo tempo um organismo, uma ferramenta e, também, um acervo de conhecimentos que podem transformar o mundo à nossa volta. Garantir o acesso e uma estrutura que sistematize o compartilhamento desse conhecimento é ação primordial das bibliotecas do futuro”, afirma Camila Medeiros, diretora de Inovação da Enap.

A programação completa está abaixo e será divulgada nas redes sociais da Enap. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.

21/11 – 14h – A Oficina “Comunidades & Autogestão: pilares para espaços do conhecimento hoje e manhã" abordará como desenhar e estruturar uma biblioteca comunitária e autogestionada. O ponto de partida será a experiência coletiva da biblioteca Exu do Absurdo, desenvolvida para ser uma alternativa para a juventude negra, LGBTQIAPN+ e periférica. Com Anne Karoline de Paula.

21/11 – 19h - Oficina de pesquisa em base de dados transmitirá técnicas e conhecimentos para navegar e pesquisar em bases como Capes e Google. Com Marcelo Augusto Dias Scarabuci. Evento online com transmissão via zoom.

  • Oficina de Pesquisa em Bases de Dados
  • 21/11/22 - 19h
  • Link Zoom: https://bit.ly/oficina_basededados
  • ID da reunião: 852 0941 8442
  • Senha de acesso: 809603

22/11 – 14h - Palestra “O futuro da educação” tratará do engajamento de pessoas na construção de espaços de conhecimentos plurais. Com João Souza (Futuros Inclusivos).

23/11 – 12h - Para quem gosta de música, tem a aula-show “Canções para Carolina de Jesus”, atividade criará a ambiência sonora que possivelmente embalou os processos criativos da escritora negra brasileira. Haverá releituras de canções produzidas entre as décadas de 1950 e 1960, contemporâneas às principais publicações da homenageada, e destacando aspectos históricos e culturais da época. Com Cris Pereira e Fernanda Jacob.

23/11 – 14h - Oficina “Heads de futuros ambientalmente possíveis” tratará das competências e habilidades de liderança projetadas para o futuro do século XXI. A capacidade de enxergar e analisar cenários, o pensamento sistêmico, os conhecimentos e a assertividade na tomada de decisões garante às novas lideranças do futuro serem protagonistas na construção de realidades mais justas e iguais para toda a sociedade. Com a facilitadora Tati Silva.

Endereço da Enap: Escola Nacional de Administração Pública, SPO Área especial 2-A - Asa Sul, Brasília - DF, 70610-900, Brasil

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação