Uma boneca nova, um kit de massinha e material escolar para estudar são alguns dos diversos pedidos de presentes feitos por crianças em situação de vulnerabilidade social e de escolas públicas em cartinhas do Papai Noel dos Correios 2022, que podem mudar um pouco a vida de alguns pequenos. O evento chega à 33ª edição para colocar em prática o espírito do Natal, que relembra o nascimento de Jesus Cristo e reforça o amor de Deus ao próximo, conforme prega o cristianismo. Até ontem à tarde, durante o lançamento na sede da empresa estatal, mais de 6,6 mil cartas de estudantes foram distribuídas entre cinco agências espalhadas pelo Distrito Federal. O número é maior do que na campanha de 2021, quando 4 mil pedidos foram coletados.
Durante o evento, 115 alunos da Escola Classe Córrego do Meio, de Planaltina, estavam ansiosos para ver a chegada do Papai Noel no auditório. Um deles foi Brayan Rebelo da Silva, 9 anos, que percorreu 35 quilômetros de ônibus junto dos colegas. Asmático de nascença, o menino pediu um kit de massinha para passar o tempo durante a ida mensal a consultas e exames de rotina. "Penso que o Natal é um dia feliz porque está todo mundo se ajudando. E esse kit vai ser bom para eu brincar e ficar mais alegre no hospital", afirma o estudante.
O servidor público dos Correios Samuel Elias Augusto Alves, 35, aproveitou o evento na sede da empresa para levar a filha Lis Costa de Araújo Alves, 4, que pediu uma boneca que fala na cartinha ao Papai Noel. "Natal é felicidade", resumiu a menina. O pai da criança, que é cristão, costuma passar a mensagem de amor à pequena, que estava vestida de vermelho. "O Natal tem um significado muito maior do que presentes e confraternização, pois é um momento de agradecer por aquilo que Deus fez por nós, mandando nosso salvador para o mundo", analisa o morador de Sobradinho.
Emocionada após tirar uma foto com o Papai Noel, Wênia Arielly Almeida Gonçalves, 6, tem no período natalino a esperança de ganhar uma boneca, pois os pais dela não têm condições financeiras de comprar uma. "Acho o Natal uma festa bem bonita com o papai Noel entregando presentes", comenta a criança.
Diretor da Escola Classe Córrego do Meio, João Batista Filho destaca a mensagem de carinho que Papai Noel dos Correios gera na unidade de ensino, que oferece três refeições por dia aos estudantes. "A maioria dos alunos vive em uma situação de vulnerabilidade, com questões familiares e de insegurança alimentar. Então, esse evento traz um pouco mais de conforto no coração deles", celebra o educador.
O funcionário dos Correios, da área de inovação operacional, Moacyr Santos, 52, foi o escolhido para ser o Papai Noel deste ano, o que é uma novidade para ele também, que estreou em eventos externos. Antes, vestia a roupa apenas para encontros com a família. "Foi muito gratificante e inesquecível poder participar disso e ajudar as crianças a receberem os pedidos. Em 25 de dezembro, vou estar na escola para entregar os presentes", adianta.
Presidente dos Correios, Floriano Peixoto informou que a campanha arrecadou 75 mil cartas em todo o país até ontem à tarde. "Esperamos, neste ano, bater o recorde (de doações) porque é dessa forma que a gente contribui para trazer um pouco mais de felicidade às crianças que estão em uma situação social mais necessitada. E os Correios se solidarizam com esse espírito de fraternidade", declarou.
As cartinhas das crianças estão disponíveis no blog da campanha ou em cinco agências participantes (veja quadro). Quem quiser adotar uma carta precisa entregar o presente até 9 de dezembro em alguma agência dos Correios. A Casa do papai Noel, na Asa Sul, recebe os presentes até 10 de dezembro.
COMO PARTICIPAR
Agências para doações:
Central (Sede dos Correios), no Setor Bancário Norte (SBN)
Brasília Shopping, na Asa Norte
Quadra 508 da W3 Norte
Águas Claras Shopping
Taguatinga Centro
Casa do Papai Noel, na quadra 712/912 da Asa Sul
Site para adoção de cartas: blognoel.correios.com.br/blognoel/index.php
Prazo: até 10 de dezembro
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.