Conhecido por ser o maior parque da América Latina e refúgio verde para os brasilienses, o Parque da Cidade Sarah Kubitschek ganhou agora mais um destaque: a nova horta comunitária, no estacionamento 10 do local.
O espaço já conta com uma plantação pública, mas ganhou novos canteiros nesta semana, localizados entre entre o lago e a pista de cooper. Ao todo, serão 16 canteiros com seis metros de comprimento cada. A aração do solo está sendo finalizada e, na próxima semana, começa o plantio de hortaliças.
O administrador do Parque da Cidade, Carlos Bougleux, conta que o projeto-piloto surgiu para ocupar áreas vazias com potencial de uso da comunidade e, devido ao sucesso, seguiu adiante.
“Recebemos muitos elogios e respostas positivas das pessoas sobre a primeira horta, então decidimos criar a segunda. Nosso objetivo é que todos os frequentadores do parque tenham a oportunidade de criar um laço com o espaço público”, afirma Bougleux.
O primeiro canteiro comunitário do Parque da Cidade fica perto do Estacionamento 3, ao lado da administração e da academia ao ar livre, e conta com cerca de 77 metros quadrados. Desde o início do plantio, em julho deste ano, duas colheitas já foram distribuídas à população.
As sementes dos dois canteiros são doadas pela comunidade e encaminhadas a um viveiro parceiro para a produção das mudas.
Alimentos serão doados
Segundo o assessor técnico da administração do parque, Hermes Mariano, as próximas colheitas das duas hortas serão divididas entre os frequentadores e seis instituições beneficentes, selecionadas pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). Um terço dos alimentos será distribuído aos cidadãos e, o restante, às entidades.
Para a nutricionista Camila Pedrosa, da Viver Nutrição e Gastronomia, a ação contribui para que a comunidade tenha acesso a alimentos mais frescos e é um grande auxílio a uma alimentação mais natural.
“Quanto mais fresco o alimento mais saboroso. É um incentivo a alimentação saudável, por muitos anos era cultural ter em casa sua própria horta, e isso se perdeu com o tempo e a vida corrida
A população pode ainda participar dos processos como rega, plantio e colheita. Para isso, basta entrar em contato com a administração do parque, presencialmente, ou pelas redes sociais.
*Com informações da Agência Brasília
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.