Os três policiais militares que agrediram um homem negro na porta de uma distribuidora de bebidas, em Planaltina, na manhã de domingo (13/11), foram afastados dos trabalhos nas ruas. As agressões foram registradas pelas câmeras de segurança obtidas pelo Jornal Local, da TV Brasília, que mostrou a chegada dos agentes e a abordagem ao homem negro, que foi puxado e recebeu tapas, chutes e socos dos militares.
A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) informou ao Correio que o processo vai apurar a conduta dos PMs até que todos os fatos sejam elucidados e que todas as medidas cautelares sejam adotadas. Os policiais foram afastados das atividades de policiamento, ou seja, do serviço operacional para o exercício de atividades administrativas. De acordo com a corporação, o procedimento foi aberto antes mesmo do pedido do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), "visto que a PMDF não compactua com irregularidades". No mesmo dia das agressões, a Promotoria de Justiça Militar requisitou que fosse aberto o procedimento para investigar os fatos relacionados ao caso.
Em nota, a PMDF observou que os agentes são treinados para atuarem em todas as circunstâncias e solucionar as ocorrências da melhor forma possível. “Quando um possível erro acontece, abre-se o devido procedimento para apurar os fatos”, destaca. "A Polícia Militar do Distrito Federal, reforça seu compromisso de bem assistir à sociedade, visto que temos como ideal, servir e proteger a sociedade brasiliense”, conclui a nota.
Relembre o caso:
Na manhã de domingo (13/11), um homem foi agredido por policiais militares na porta de uma distribuidora de bebidas, em Planaltina. Em imagens da câmera de segurança obtidas pelo Jornal Local da TV Brasília, policiais abordaram um rapaz e outros jovens, que também estavam bebendo no local. Os clientes do estabelecimento colocaram as mãos na cabeça obedecendo as ordens dos policiais, mas o jovem negro foi revistado de forma agressiva, diferente dos outros presentes no local.
Em outro momento do vídeo, os dois agentes parecem discutir com o jovem, então um dos PMs dá uma joelhada no rapaz. O homem inicia então uma conversa com os policiais, quando chuta a garrafa de bebida para o meio da rua. Diante disso, o agente manda o homem buscar a garrafa e, logo em seguida, inicia-se mais agressões, o jovem é jogado no chão e é agredido com chutes e empurrões. Ele fica cercado pelos três policiais, enquanto os outros homens que estavam na distribuidora observam a cena.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Saiba Mais
- Política Barroso a bolsonarista que questiona resultado de eleições: "Perdeu, mané"
- Política Lula na COP27: 'Brasil voltará a ser referência na questão climática'
- Cidades DF Veterinária é diagnosticada com câncer no intestino e família pede ajuda
- Brasil Encontro de neonazistas é interrompido pela polícia em SC; 8 são presos
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.