Um homem foi agredido por policiais militares na porta de uma distribuidora de bebidas, em Planaltina, na manhã deste domingo (13/11). Em imagens da câmera de segurança obtidas pelo Jornal Local da TV Brasília é possível ver a chegada dos três agentes e a abordagem agressiva em relação ao jovem, que era o único negro do grupo. (Confira os vídeos abaixo)
Saiba Mais
- Cidades DF Policial acusada de perseguir ex-namorado está foragida da Justiça
- Cidades DF Previsão do tempo no feriado é de pancadas de chuva e trovoadas
- Cidades DF Homem mergulha no Lago Veredinha, em Brazlândia, e morre afogado
- Cidades DF Homem é preso duas vezes no mesmo dia por ameaça ex-companheira
Após a chegada dos policiais, o rapaz e outros homens, que também estavam bebendo no local, se viraram para a grade do estabelecimento e colocaram as mãos na cabeça. Neste momento, um dos agentes puxou o homem em direção a rua e começou a revista de forma agressiva, colocando o celular do jovem nas mãos dele. Ao voltar para próximo a grade da loja, o jovem retirou as mãos da cabeça e guardou o aparelho telefônico novamente.
Em um outro trecho do vídeo da abordagem, dois agentes parecem discutir com o jovem. Um dos PMs dá uma joelhada no rapaz. O homem inicia então uma conversa com os policiais, quando chuta a garrafa de bebida para o meio da rua.
Pelo vídeo, aparenta que o agente manda o homem buscar a garrafa e, logo em seguida, inicia mais agressões com chutes e empurrões até que o jovem é jogado no chão. Ele fica cercado pelos três policiais, enquanto as demais pessoas que estavam na distribuidora observam a cena.
Outro lado
Em nota, a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) informou que agentes da corporação são treinados para atuarem em todas as circunstâncias e buscam o melhor para solucionar as ocorrências. “Quando um possível erro acontece, abre-se o devido procedimento para apurar os fatos, visto que a PMDF não compactua com irregularidades”, destaca. “A Polícia Militar do Distrito Federal, reforça seu compromisso de bem assistir à sociedade, visto que temos como ideal, Servir e Proteger a Sociedade Brasiliense”, conclui a nota.
Ao Correio, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) acionou a Promotoria de Justiça Militar que vai requisitar à PMDF a instauração de procedimento para investigar os fatos relacionados a esse caso.
Confira a nota na íntegra:
"A PMDF informa que sempre que acionada diretamente pela população ou por meio do 190, busca de imediato a melhor forma de atender o chamado, estando disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana, atendendo ocorrências com os mais diversos níveis de risco e complexidade.
Os policiais militares são treinados para atuarem em todas as circunstâncias e buscam seu melhor no desenrolar das ocorrências.
Quando um possível erro acontece, abre-se o devido procedimento para apurar os fatos, visto que a PMDF não compactua com irregularidades.
A Polícia Militar do Distrito Federal, reforça seu compromisso de bem assistir à sociedade, visto que temos como ideal, Servir e Proteger a Sociedade Brasiliense."
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.