Sem dar trégua, os brasilienses terão mais dias chuvosos nesta semana. De acordo com Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão do tempo indica bastante nebulosidade e pancadas de chuva a qualquer hora do dia no Distrito Federal. Na manhã desta segunda-feira (14/11), o órgão registrou alguns pontos chuvosos.
Saiba Mais
- Cidades DF Estupro, cárcere privado e drogas: mais revelações sobre Marcela Ellen, a mulher que matou noivo em motel
- Cidades DF PM que matou bombeiro é solto pela Justiça do DF
- Cidades DF Abstenção no primeiro dia de Enem no DF foi de 27,1%
- Cidades DF Policial acusada de perseguir ex-namorado está foragida da Justiça
Mesmo assim, o dia promete ser quente. A temperatura máxima deve chegar a 29°C no período da tarde nesta segunda. A mínima registrada foi de 19°C. Em relação a umidade relativa do ar, os valores vão variar entre 50% e 85% na capital federal.
O meteorologista do Inmet Kleber Souza afirma que, a partir da tarde, a condição de pancadas de chuva e trovoadas é mais propícia. “Para terça-feira (15/11), a gente espera chover em qualquer período. O dia terá muitas nuvens, então reforça a chances de chover logo pela manhã”, comenta.
Para o feriado da Proclamação da República, celebrado no dia 15 de novembro, a previsão é que a temperatura fique entre 18°C e 27°C. “Por conta da maior nebulosidade, a máxima deve cair um pouco”, destaca Kleber.
Alerta amarelo
O Inmet emitiu, na manhã desta segunda (14/11), um alerta amarelo para o risco de chuvas intensas no DF, podendo atingir um nível entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos entre 40 e 60 km/h. O aviso, válido até às 10h desta terça (15/11), indica baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (DETRAN-DF) alertou que os motoristas devem se prevenir contra riscos de acidentes de trânsito neste período de chuvas, uma vez que o asfalto fica molhado e com baixa visibilidade. Portanto, o excesso de velocidade podem aumentar os riscos de acidente. Eles destacam que o início das chuvas é quando aumentam os perigos, pois após um longo período de estiagem, há um grande acúmulo de resíduos de óleo, poeira e combustível que em contato com a água formam uma camada deslizante, tornando o asfalto uma superfície escorregadia. Além disso, ocorre também a aquaplanagem, que é um acúmulo de água que pode causar a perda do controle. Por isso, reduzir a velocidade e aumentar a distância entre um veículo e outro, além de conferir o estado dos pneus.
O órgão relata que, outra medida preventiva, é abrir um pouco os vidros ou utilizar o ar-condicionado para evitar o embaçamento dos para-brisas. Checar o funcionamento do limpador de para-brisa e as condições da borracha também é essencial, pois as palhetas deste equipamento costumam ressecar durante a estiagem. Daí, quando precisam ser acionadas, podem não tirar corretamente a água, o que prejudica muito a visibilidade.
Cuidados na chuva
Dentro de casa
- Não utilize equipamentos elétricos;
- Evite tomar banho durante a tempestade;
- Não utilize o telefone caso esteja conectado à rede elétrica;
- Evite a proximidade e o contato com materiais condutores de energia;
- Mantenha-se sempre calçado;
- Antes da tempestade desligue todos os aparelhos eletroeletrônicos das tomadas.
Na rua
- Em caso de tempestade com raios, procure abrigo;
- Não se exponha à chuva;
- Não se abrigue embaixo de árvores;
- Evite a rua e andar, principalmente, embaixo da rede elétrica;
- O interior do carro é um local isolado e seguro.
Fonte: Defesa Civil
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.