A Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) divulgou nota, na tarde de sexta-feira (11/11), em que pede medidas urgentes para o controle da alta de casos da subvariante ômicron BQ.1. No Distrito Federal, a Secretaria de Saúde (SES) registrou 14 diagnósticos positivos.
Saiba Mais
Por meio de Comitê Científico da covid-19 e Infecções Respiratórias (CCCIR), a SBI alerta para o aumento significativo do número de casos no Brasil. Pelo menos em quatro estados a instituição se preocupa com uma tendência de alta na curva de novos casos.
Confira abaixo as medidas urgentes exigidas pela SBI ao Ministério da Saúde, à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) e à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
- Incrementar as taxas de vacinação covid-19 principalmente no que tange as diferentes doses de reforço de primeira geração à depender da população elegível, que se encontram todas em níveis ainda insatisfatórios nos públicos alvo.
- Garantir aquisição de doses suficientes de vacina para imunizar todas as crianças de 6 meses a 5 anos independente da presença de comorbidades.
- Promover rapidamente a aprovação e acesso às vacinas covid-19 bivalentes de segunda geração, que estão em análise pela Anvisa.
- Relembrando a Nota Técnica desse Comitê em 5 de outubro de 2022, é essencial que medicações já aprovadas pela Anvisa para o tratamento e prevenção da covid-19, estejam disponíveis para uso no setor público e privado, medida que ainda não se concretizou após mais de seis meses da licença para esses fármacos no Brasil.
- Adoção de medidas de prevenção não farmacológicas como uso de máscaras e distanciamento social, evitando situações de aglomeração principalmente pela população mais vulnerável, como idosos e imunossuprimidos.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.