As fortes chuvas desta quinta-feira (10/11) causaram estragos no Distrito Federal. No Jardim Botânico, a casa de um casal de idosos teve as telhas arrancadas pela força do vento. Em outro ponto da cidade, no Parque Olhos D’Água, na Asa Norte, uma árvore Jacarandá com cerca de 15 metros tombou com a intensidade da chuva.
Saiba Mais
- Cidades DF Morte de bombeiro baleado em casa gera clima de comoção entre vizinhos
- Cidades DF Para recuperar rodovias, DF precisa investir mais R$$ 453 milhões
- Cidades DF Ibaneis diz que avalia os nomes para secretários do próximo mandato
- Cidades DF Região do Sol Nascente ganha nova unidade do Conselho Tutelar
Por volta de 12h desta quinta, um temporal assustou o aposentado Rubens Aragão, 83 anos, morador do Jardim Botânico. O idoso estava em casa com a esposa, de 84 anos, que tem Alzheimer, quando as fortes rajadas de vento começaram a carregar as telhas da residência.
Localizada na rua Sucupira, a casa ficou destruída. “Parecia que passou um tufão aqui”, diz. “Tem telhas no meu jardim. Está horrível!”, contou o idoso.
Segundo o aposentado, a casa foi bastante afetada em relação às demais residências da região. “Eu passei uma vassoura para tentar limpar um pouco dos estragos”, destacou Rubens, contando que chamou uma equipe para tentar recuperar o que fosse possível.
O idoso ressalta que tem um seguro residencial, que já foi acionado. No entanto, a empresa pretendia colocar apenas uma lona no local e não apresentou medidas para a reconstrução do telhado. “Estou tentando resolver com ele”, pontuou.
A aposentada Helen Freitas, 66 anos, conta que vai diariamente ao Parque Olhos D’Água. "Uma vez um galho quase caiu na minha cabeça. Sempre fico atenta quando vem uma ventania, olho se tem algum galho solto no alto das árvores", destacou. Ela estima que a árvore caída tinha mais de 50 anos, pela grossura do tronco.
Voluntário há 20 anos no parque, Edmercio Reginato, 71 anos, destaca que a árvore era um jacarandá canzil. “Nesse período chuvoso, caíram pelo menos quatro árvores. A roçagem da grama é feita duas vezes ao mês pela Novacap”, diz. O voluntário ressalta que a raiz do jacarandá estava podre. Cerca de oito metros do alambrado do parque foi danificado.
Forte temporal
Os brasilienses se surpreenderam com a intensidade das chuvas no começo da tarde desta quinta-feira (10/11). Segundo relatos da população, na 504 do Sudoeste, houve queda de granizo, enquanto no Setor de Indústrias Gráficas (SIG), houve queda de energia temporária e trovoadas.
No Jardim Botânico, região onde Rubens reside, o relato também foi de trovoadas e muitos raios, enquanto na Asa Norte, a chuva intensa obrigou os pedestres a se abrigarem nas paradas de ônibus. Na Asa Sul, não foi diferente. Com raios e trovões, o temporal foi intenso.
Saiba Mais
- Cidades DF Bombeiro baleado dentro de casa foi morto por disparo de arma de PM
- Cidades DF Alta da taxa de transmissão da covid-19 no DF chama a atenção de autoridades
- Cidades DF Vídeo: bolsonaristas oram e pedem ajuda de Deus após chuva atingir acampamento
- Cidades DF Completando 60 anos, UnB lança concurso de fotografia
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.