Economia

Comércio do DF terá funcionamento normal durante os jogos da Copa

De acordo com a Fecomércio e o Sindivarejista, será facultativo a cada estabelecimento liberar ou não os funcionários nas partidas do Brasil. Alguns lojistas avaliam instalar televisores para acompanhar a Copa sem prejudicar o atendimento

Edis Henrique Peres
postado em 10/11/2022 10:36 / atualizado em 10/11/2022 10:36
 (crédito: Unsplash/Reprodução)
(crédito: Unsplash/Reprodução)

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio) informou, nesta quinta-feira (10/11), que ao longo da primeira rodada de jogos da Copa do Mundo, as empresas poderão funcionar normalmente durante as partidas de futebol. Segundo a nota emitida pela Federação, fica a cargo de cada estabelecimento a decisão de liberar, ou não, os funcionários, assim como determinar o horário de saída e retorno aos postos de trabalho.

“Não há impedimento legal ou nas Convenções Coletivas de Trabalho (CCT) para abertura do comércio nos dias e horários de jogos da Seleção Brasileira. Portanto, segue de forma facultativa o funcionamento das lojas. As empresas localizadas em shopping, no entanto, deverão observar as regras de funcionamento desses empreendimentos”, destaca.

A Fecomércio adiantou que alguns proprietários avaliam a possibilidade de instalar televisões para que os trabalhadores assistam aos jogos durante o horário de serviço, sem prejudicar o atendimento aos clientes. “É o caso de farmácias e lotéricas, que vendem produtos de primeira necessidade e serviços com prazo de pagamento”, afirma.

As expectativas dos supermercados é também manter o funcionamento, justamente pelo aquecimento das vendas nos dias da partida. “Bares e restaurantes também apostam no grande movimento de clientes durante as partidas, com transmissão ao vivo de todos os jogos do campeonato mundial”, reforça.

O Sindicato do Comércio Varejista do Distrito Federal (Sindivarejista) orientou que, priorizando o bom relacionamento entre empregador e empregado, os estabelecimentos podem, de acordo com o critério de cada lojista, seguir algumas alternativas no dia do evento:

  • Paralisar as atividades e disponibilizar televisores em suas dependências durante a transmissão, retornando às atividades logo após o término dos jogos;
  • Em dias de jogos às 13h
    Comércios de rua e shoppings: as empresas poderão dispensar seus empregados para assistirem aos jogos fora da empresa, 30 minutos antes do início das partidas, retornando às atividades 30 minutos após o término dos jogos.
  • Em dias de jogos às 16h:
    comércios de rua: a empresa poderá dispensar seus empregados 30 minutos antes do início das partidas, retomando às atividades no dia seguinte.
    comércios de Shopping: a empresa poderá dispensar seus empregados 30 minutos antes do início das partidas, retomando às atividades 30 minutos após o término dos jogos.


Confira as datas dos jogos do Brasil na primeira fase:

  • 24 de novembro (quinta-feira), às 16h: Brasil X Sérvia
  • 28 de novembro (segunda-feira), às 13h: Brasil X Suíça
  • 02 de dezembro (sexta-feira), às 16h: Camarões X Brasil

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação