Feminicídio

Homem é condenado a 22 anos por matar companheira com golpes de facão

Crime aconteceu em 2007, no Núcleo Rural Ponte alta, localizado no Gama. Ivan Pereira Pires foi condenado, nesta terça-feira (8/11), a prisão em regime fechado

Rafaela Martins
postado em 08/11/2022 22:43
 (crédito: Creative/Commons/Divulgação)
(crédito: Creative/Commons/Divulgação)

Acusado de matar a ex-companheira com golpes de facão, Ivan Pereira Pires, de 52 anos, foi condenado a 22 anos de prisão, em regime fechado, pelo Tribunal do Júri do Gama, nesta terça-feira (8/11). O crime ocorreu na manhã de 26 de abril de 2007, em uma chácara do Núcleo Rural Ponte Alta, no Gama.

Segundo a denúncia apresentada pelo Ministério Público do Distrito Federal e dos Territórios (MPDFT), o acusado agiu por motivo torpe, em razão de não aceitar o rompimento do relacionamento, e com emprego de recurso que dificultou a defesa da vítima. Ela foi atacada no interior do pequeno cômodo da casa, sem possibilidade de fuga.

Após cometer o crime no DF, Ivan fugiu para o Pará, onde residiu por 15 anos. O fugitivo foi localizado após tentar praticar um novo delito. Na análise da pena, a Juíza Maura De Nazareth, destacou os maus antecedentes do réu e sua conduta social, que, enquanto esteve foragido, usou nome falso. Além disso, a magistrada destacou as circunstâncias do crime, que foi praticado onde se encontravam os filhos da vítima, sendo dois deles ainda crianças.

“Tal fato além de ser extremamente cruel para com os filhos da vítima, o que já seria o bastante para o reconhecimento negativo das circunstâncias do crime, também o fato causa grave temor e sentimento de repugnância e insegurança na comunidade local, o que se reveste em grave prejuízo social”, falou a magistrada.

A Juíza Presidente também ressaltou que a vítima era a provedora da casa e da educação e cuidado dos filhos, “o que causou grave prejuízo psicológico e emocional com a morte violenta e prematura da mãe, além do prejuízo material aos seus descendentes''. Ivan não poderá recorrer da sentença em liberdade.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação