A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) confirmou ao Correio que não há casos positivos da subvariante Ômicron BQ.1 da covid-19, até a noite desta segunda-feira (7/11). Porém, por meio do Boletim Epidemiológico, a taxa de transmissão do vírus alcançou 1,23 — valor preocupante para as autoridades de saúde.
Por meio de nota, a SES destacou que continua monitorando a pandemia no Distrito Federal. “A Secretaria de Saúde esclarece que tem mantido a vigilância genômica ativa e, até o momento, não foi detectada a introdução de nenhuma variante nova no DF”, disse o texto.,
O primeiro diagnóstico da nova variante foi identificado no Rio de Janeiro, no último sábado (5/11). De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a confirmação ocorreu por meio de sequenciamento genético feito pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Nesta segunda-feira (7/11), o Rio Grande do Sul também registrou um caso da subvariante em Porto Alegre.
Cenário
A taxa de transmissão da covid-19 chegou a 1,23, nesta segunda-feira (7/11), de acordo com o Boletim Epidemiológico — documento divulgado pela Secretaria de Saúde em dias úteis. O número alcançou esse índice, pela última vez, em 27 de junho.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), quando o índice viral está acima de 1, isso confirma que a doença está em expansão. O número atual no DF aponta que um grupo de 100 pessoas pode infectar outras 123.
Saiba Mais
- Brasil Nova onda de covid-19: Volto a usar máscara? Precisa de 5ª dose? Tire dúvidas
- Brasil Após discussão, motorista atropela e mata homem em Santos Dumont
- Diversão e Arte Igor Rickli fala abertamente sobre bissexualidade e relação aberta
- Cidades DF Covid-19: taxa de transmissão sobe para 1,23 na capital federal
- Política PGR pede arquivamento de ação contra Bolsonaro por desrespeito às normas sanitárias
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.