Moradores do Distrito Federal madrugaram nesta segunda-feira (7/11) em filas de Centros de Referência em Assistência Social (Cras) à espera de um atendimento. A cena foi flagrada na unidade de Ceilândia Norte, onde mais de 300 pessoas aguardavam para conseguir o ingresso em programas de assistência social. Entre os serviços procurados pela população estão o agendamento para atualização ou registro de cadastro em benefícios como Auxílio Brasil, Prato Cheio, entre outros.
De acordo com informações apuradas pela reportagem, a previsão é que sejam atendidas na unidade cerca de 700 pessoas ao longo do dia. “Todo mês temos um dia destinado para esse tipo de atendimento, por isso tantas pessoas na fila. Elas vêm fazer o agendamento para o próximo mês, quando deverão comparecer com os documentos necessários para cadastro”, informou uma servidora que não quis se identificar. As primeiras 387 pessoas da fila receberam senhas de atendimento presencial para os próximos meses e o restante que não estiver com a senha também irão receber atendimento, mas vai ser realizado por telefone.
A arquiteta Patrícia Rodrigues, 27 anos, conta que saiu cedo de casa para tentar conseguir o benefício. Moradora de Ceilândia Norte, ela espera conseguir ser cadastrada no Auxílio Brasil, que é um programa de transferência de renda do Governo Federal. “Cheguei por volta de 5h40, mas algumas pessoas vieram ainda ontem (domingo) e dormiram na fila para garantir uma vaga”, diz. De acordo com Patrícia, o aplicativo para agendamento não funciona. “Tentamos ligar pelo 156, mas o pessoal fala que as vagas já foram ocupadas, por isso viemos, estamos tentando conseguir hoje”.
Resposta da Secretaria
O Correio procurou a Secretaria de Desenvolvimento Social que esclareceu que não há qualquer problema operacional nas unidades. Segundo a Secretaria, a pasta adota uma nova metodologia de agendamento das famílias, pelo qual elas se dirigem a um dos 29 Cras uma vez ao mês para solicitar agendamento. Nesta segunda-feira (7/11), estava previsto que as unidades marcassem os atendimentos socioassistenciais para os próximos meses. O objetivo dessa metodologia é assegurar o agendamento dessas famílias, evitando-se que elas fiquem por mais tempo que o necessário aguardando atendimento.
De acordo com a Ascom, é possível que algumas dessas unidades sigam com o agendamento ao longo dos próximos dias, o que vai depender da quantidade de vagas e da capacidade de atendimento de cada Cras. Porém, a meta é agendar todos que estiverem aguardando nas unidades.
A Secretaria de Desenvolvimento Social ainda ressaltou que não ocorreram mutirões nesta segunda-feira (7/11). Trata-se de uma atuação de rotina das unidades e que os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) são unidades socioassistenciais de atendimento vinculadas e subordinadas à Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes)
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