O Centro de Referência de Assistência Social do Distrito Federal (Creas-DF) faz o intermédio de cerca de 20 pedidos de retificação de gênero por mês. Por meio de uma parceria, desde 2014, o órgão articula o processo com o Núcleo de Direitos Humanos da Defensoria Pública do DF.
Além de intermediar o processo para retificação de nome e gênero, a equipe multiprofissional do Creas Diversidade presta atendimento integral ao solicitante. Na unidade, ele é encaminhado para o Ambulatório Trans, onde faz tratamento hormonal.
Quem busca pela retificação de nome e gênero pode procurar o Creas Diversidade, seja diretamente na unidade ou por telefone (3773-7498 e 3773-7499) ou e-mail (centrodadiversidade@sedes.df.gov.br ou creasdiversidade@gmail.com). Os documentos necessários para a retificação são RG, CPF, certidão de nascimento e título de eleitor.
“É uma luta por dignidade e reconhecimento formal para pessoas que precisam enfrentar desafios diários simplesmente para serem vistos como são de fato”, declara a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra.
*Com as informações, Agência Brasília
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.