Eleições 2022

Por falta de quórum, CLDF encerra 1ª sessão após 2° turno das eleições

Todos os deputados apoiadores de Lula estiveram na sessão para discursar e parabenizar a vitória do petista, mas a sessão foi encerrada por falta de parlamentes no plenário da CLDF

Pablo Giovanni*
postado em 03/11/2022 16:38 / atualizado em 03/11/2022 16:39
 (crédito: CLDF/Reprodução)
(crédito: CLDF/Reprodução)

A primeira sessão após o resultado do segundo turno das eleições presidenciais no país, ficou marcada pela ausência dos deputados na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). Sem quórum necessário para prosseguimento, a sessão ordinária na Casa foi mais curta, e as felicitações ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foram adiadas.

As sessões de votação na CLDF ocorrem de terça a quinta-feira, mas um “pacto” entre os parlamentares durante a campanha eleitoral fez com que as votações fossem realizadas em apenas um dia da semana.

Como a Casa teve ponto facultativo nos dias 31 e 1° de novembro, e 2 de novembro foi dia de Finados, o primeiro dia “útil” do mês de trabalho dos parlamentares seria nesta quinta (3/11).

Sessão

Coincidente ou não, assim como no primeiro turno, quando os parlamentares não eleitos estavam de “ressaca” e não vieram à Câmara Legislativa, todos os distritais que estiveram na CLDF hoje são apoiadores do presidente eleito Lula. Além deles, os deputados Roosevelt Vilela (PL) e Júlia Lucy (União Brasil) estiveram na Casa durante a sessão.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

*Estagiário sob a supervisão de Nahima Maciel

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação