A Polícia Federal (PF) realizou, na manhã desta terça-feira (01/11), um mandado de busca e apreensão expedido pela Justiça Federal contra um homem que se passava por policial ferroviário. O mandado deu início à fase ostensiva da operação chamada “Fora dos Trilhos”.
As investigações tiveram início após a prisão do suspeito, no início do ano, por policiais militares após um flagrante por porte ilegal de arma de fogo. O armamento não estava legalmente registrado no nome do investigado. No momento do flagrante, o suspeito se identificou aos agentes que o abordaram como Policial Ferroviário Federal.
Após prender o homem, a Polícia Federal recebeu informações de que o investigado não só se identificava como Policial Ferroviário Federal nas redes sociais, mas também no município em que reside e em outras unidades da Federação. O investigado fazia uso de uma carteira de identidade funcional falsa, bem como outros itens identificadores relacionados ao cargo de Policial Ferroviário Federal, todos falsos.
Nas buscas realizadas na residência em Palmeira d’Oeste (SP), a Polícia Federal apreendeu documentos de identificação falsos, acessórios de identificação parecidos aos utilizados por policiais federais e um celular do suspeito.
Todo material será encaminhado à perícia federal para a produção do laudo de autenticidade, tal como extração de dados, que serão utilizados no decorrer das investigações.
O homem foi indiciado por estelionato e uso de símbolo público ou documentos da União, com penas máximas previstas de 5 e 6 anos respectivamente.
*Estagiário sob a supervisão de Nahima Maciel
Saiba Mais
- Cidades DF Policial penal é condenado por comentário homofóbico contra PM
- Cidades DF Pesquisadores da UCB dão dicas para trabalhadores da Economia Criativa
- Cidades DF Psicóloga da UnB lança livro sobre a dinâmica das relações amorosas
- Cidades DF Três regiões do DF ficam sem energia nesta quinta-feira (3/11)
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.