Chuvas fortes

Fortes chuvas desta terça-feira deixam parte da cidade sem luz

No fim da tarde e no começo da noite, rajadas de chuva e ventos fortes tomaram o céu do Plano Piloto. Diversos pontos da capital ficaram sem energia

Correio Braziliense
postado em 02/11/2022 06:56 / atualizado em 02/11/2022 06:57
 (crédito:  Carlos Vieira/CB)
(crédito: Carlos Vieira/CB)

A tarde e começo da noite desta terça-feira (2/11) foi marcada por uma grande chuva em diversos pontos do Distrito Federal. Com trovões e rajadas de vento, a visibilidade ficou comprometida em todo o Plano Piloto. A precipitação confirmou a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) de céu com muitas nuvens, chuva, trovões e rajadas de vento

Com céu nublado, a chuva causou alagamentos em alguns pontos da Asa Norte. O Distrito Federal está sob alerta laranja, que representa perigo provocado por tempestades. Nossas equipes presenciaram trânsito tranquilo na região central de Brasília. Picos de energia ocorreram em vários pontos da cidade e pararam por alguns minutos as viagens do Metrô-DF.

Falta de energia

Em alguns pontos da Asa Norte, a população destacou que o temporal provocou falta de energia na região. Segundo a jovem Rayssa Carneiro, 22 anos, que estava no Shopping Liberty Mall, a forte chuva atrapalhou a rotina de trabalho no local. “Durou por algum tempo e quando finalmente amenizou, a energia de toda a empresa caiu. Trabalho no Liberty Mall, ambas as torres do centro empresarial estão apagadas", declarou.

A chuva forte também provocou picos de energia no Palácio da Alvorada, onde dezenas de jornalistas esperavam pelo primeiro pronunciamento do Presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), sobre a derrota nas eleições deste último domingo (30/10) para Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Os semáforos da 510/710 até a 515/715 sofreram com apagões.

O funcionamento do metrô-DF também foi afetado pelas chuvas. As linhas ficaram paradas das 16h11 às 16h25. Em nota, o Metrô-DF informou que a causa da queda no fornecimento de energia foi por razões externas da Neoenergia e que todos os trens pararam em plataformas para a saída dos passageiros. A energia voltou logo em seguida.

Picos de energia também ocorreram no Taguatinga Shopping e vários pontos em Águas Claras, Taguatinga, Samambaia e Ceilândia também ficaram sem luz. 

A Neoenergia informou que uma linha de transmissão foi atingida por um raio e algumas regiões centrais de Brasília sentiram impacto momentâneo no fornecimento de energia. Porém, o processo de recomposição foi realizado rapidamente e o fornecimento restabelecido para todos os clientes.

Alagamentos

O primeiro dia de novembro trouxe tesourinhas e ruas alagadas para os motoristas. A tesourinha da entrequadra 209/210 da Asa Norte foi interditada pela Polícia Civil do Distrito por conta do acúmulo de água no local, que impossibilitou a passagem dos carros, que foram obrigados a dar meia volta para conseguirem seguir caminho. No local, três carros ficaram parados por causa da água.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação