Com 100% das urnas apuradas ainda no domingo (30/10), Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está eleito o próximo presidente do Brasil. O petista se tornou o que teve mais votos na história do Brasil e, entre o primeiro e segundo turno, apresentou crescimento de votos em 22 estados e no Distrito Federal.
O DF teve dados ainda mais expressivos e foi a região em que Lula apresentou maior crescimento no número de votos. Mesmo perdendo para Jair Bolsonaro (PL), o petista obteve 649.534 votos no primeiro turno e alcançou 729.295 votos no segundo — um crescimento de 12,27%. Bolsonaro teve 910.397 votos no primeiro e 1.041.331 no segundo turno.
O estado em que Lula apresentou o menor crescimento foi no Acre em que recebeu 7.456 votos a menos do que no primeiro turno. No primeiro domingo de outubro, o petista tinha recebido 129.022 votos e no segundo turno recebeu 121.566.
Veja a tabela completa do número de votos do presidente eleito em ambos os turnos:
Outro dado interessante para ser observado é que Lula venceu em 13 estados brasileiros no segundo turno. Entretanto, no primeiro, havia vencido em 14, tendo perdido no Amapá no segundo. Já Bolsonaro, venceu em 13 estados e no Distrito Federal no segundo turno, mesmos locais que tinha vencido no primeiro.
Veja em quais estados Lula venceu e quais estados deram vitória para Bolsonaro no 2º turno:
Para ter acesso a esses e outros dados detalhados sobre as eleições em segundo turno acesse o site do TSE.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!