A deputada federal bolsonarista Bia Kicis (PL) lamentou a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como presidente da República. Ao Correio, a parlamentar reeleita para o segundo mandato não quis fazer maiores declarações sobre a nova composição no Palácio do Planalto, mas afirmou que ela e aliados do presidente Jair Bolsonaro (PL) estão lamentando o resultado. "É cedo para dizer (opinião sobre o novo governo). Ainda estamos de luto", afirmou.
Bia Kicis foi a parlamentar mais votada no Distrito Federal, com 214.733 votos. A parlamentar exerce a função de presidente da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), e integra a Comissão Especial de Prisão em Segunda Instância. Ao lado dela, a base bolsonarista elegeu outros cinco parlamentares.
Lula é eleito presidente do Brasil
Com 100% das urnas apuradas, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é eleito como o novo presidente da República do Brasil. O petista, que comandou o país entre 2003 e 2010, voltará ao Palácio do Planalto a partir de 1º de janeiro de 2023. Ele somou 60.345.999 votos — 50,90%. Jair Bolsonaro ficou com 58.206.354 votos — 49,10%.
O petista começou a corrida na frente de Bolsonaro, foi ultrapassado aos 0,30% das urnas apuradas e, por volta das 18h45, com 67,76%, Lula retomou a dianteira da apuração.
Com 77 anos de idade — o petista fez aniversário no último dia 27 de outubro —, Lula será o presidente mais velho a assumir o comando do país desde a redemocratização, superando Michel Temer (MDB), que tinha 76 quando substituiu Dilma Rousseff (PT).
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
*Estagiário sob supervisão de Ronayre Nunes