Já no início da votação deste domingo (30/10), uma mulher recebeu voz de prisão após suspeita de causar tumulto na fila da seção eleitoral localizada na Faculdade Unieuro, em Águas Claras (DF).
Ela foi denunciada após uma eleitora ter dito que se sentiu constrangida pela mulher. O juiz eleitoral substituto da 15ª Zona Eleitoral do Distrito Federal, Franco Píccoli, informou que a denunciada, que é fiscal de partido, havia abordado alguns eleitores na seção de votação.
Durante o tumulto, ela havia pedido que os eleitores calassem a boca e que não permanecessem no local. A mulher foi escoltada por policiais militares até a superintendência da Polícia Federal, onde será ouvida.
De acordo com os artigos 296 e 297 do Código Eleitoral, promover desordem que prejudique os trabalhos eleitorais é crime, sob pena de dois a seis meses de detenção e pagamento de multa.
Como será no dia do segundo turno das eleições
Dia e horário de votação: o segundo turno será no domingo (30/10), das 8h às 17h, no horário de Brasília. A divulgação da apuração dos votos deve começar logo após o fechamento das urnas.
Onde votar: o eleitor pode conferir o local de votação no site do TSE. Ou por meio do aplicativo e-Título, acessando "onde votar".
Quem deve votar: todos os brasileiros alfabetizados, entre 18 e 70 anos, são obrigados a votar no dia da votação. O voto é facultativo apenas para quem tem entre 16 e 18 anos, pessoas com mais de 70 anos e analfabetos.