São Judas Tadeu, padroeiro dos aflitos e das causas impossíveis é o homenageado da fé católica nesta sexta-feira (28/10). A paróquia dedicada ao Santo na 908 Sul, tem programação especial de missas, seguidas de bênçãos aos fiéis, às 15h, 17h e 19h.
A funcionária pública aposentada, Áurea Medeiros, 71 anos, mora em Teresina e veio à Brasília para as homenagens deste data. "Desde 2006, quando fui salva de um assalto, sou devota de São Judas", diz emocionada. Ela conta que carregava uma imagem do santo quando percebeu que seria roubada e, imediatamente, começou a rezar pedindo a intercessão divina, no que foi atendida.
Para alguns a fé engloba outras áreas da vida, além da religiosa. É o caso do advogado Mário Gil Guimarães, 56, criado em uma família de devotos de São Judas Tadeu e batizado na paróquia da 908 Sul. Ele conta que a fé se uniu ao amor pelo clube de futebol. O santo é também padroeiro do Flamengo, time de coração do morador do Guará. “Vim à celebração agradecer pela minha vida e dos meus familiares e, também, aproveitar e pedir pela intercessão do padroeiro do meu time que disputa a final da Libertadores, contra o Athletico do PR”, afirmou.
Durante a missa da manhã, o pároco Padre João Firmino lembrou que nesta sexta também é celebrado o dia do servidor público e rogou bênçãos para todos os trabalhadores de órgão públicos e os familiares. O religioso ressaltou a importância de os cristãos cultivarem um comportamento de mansidão e respeito no segundo turno das eleições. “Lembrem-se, não briguem”, enfatizou.
São Judas Tadeus era primo de Jesus Cristo e foi um de seus apóstolos e não deve ser confundido com Judas Iscariotes, o apóstolo que traiu o Cristo.
É conhecido como santo das causas impossíveis e invocado em momentos de angústia. A devoção surgiu na França e na Alemanha no fim do século 18. No Brasil, surgiu no início do século 20. Em função da forma de atuação, é representado em suas imagens segurando um livro, simbolizando o evangelismo, e uma machadinha, o instrumento de seu martírio.