Tempestade

Chuva forte causa alagamento em universidade do DF

Tempestade causou danos em várias regiões do Plano Piloto. Nesta quinta-feira (27/10), DF teve maior volume de chuvas dos últimos sete meses

As chuvas desta quinta-feira (27/10) causaram danos em diversas regiões do Plano Piloto. O Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) sofreu um alagamento que deixou o refeitório do local intransitável. O teto desabou e a chuva invadiu a parte interna. Vídeo cedido com exclusividade ao Correio mostra que os danos atingiram também os corredores internos da instituição. As aulas foram canceladas nos dois campi da universidade. O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) informou que não foi acionado para atender a ocorrência. 

Confira abaixo vídeos dos danos na UDF:

De acordo com nota divulgada pelo centro universitário nas redes sociais, "todas as medidas estão sendo adotadas para que as aulas sejam retomadas em breve". O Correio entrou em contato com a UDF que, por meio de nota, destacou que o acidente ocorreu por conta das fortes chuvas e vendaval que atingiram a região. "A cobertura da área de conveniência do campus sede foi danificada, no entanto, sem vítimas", destacou o texto enviado.

A nota da UDF também ressaltou que, devido ao ocorrido, as aulas desta sexta-feira (28/10) foram canceladas. "Todas as medidas estão sendo adotadas para o retorno das atividades", prometeu a UDF, por meio do documento.

Previsão

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nesta quinta-feira (27/10), o DF teve o maior volume de chuvas registrado dos últimos sete meses. A última alta no número foi em 16 de março, quando o Inmet registrou 29 mm na capital federal. O Corpo de Bombeiros informou que atendeu sete ocorrências de quedas de árvores no Plano Piloto e um chamado de alagamento em uma residência localizada na SGCGN 705.

O Inmet divulgou, na manhã desta sexta-feira (28/11), um alerta amarelo que indica perigo potencial de tempestade. O aviso prevê chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos de 40 a 60 km/h, e queda de granizo. No entanto, há baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.

Confira abaixo instruções do Inmet em caso de tempestade:


- Não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas;

- Não estacione veículos próximo a torres de transmissão e placas de propaganda;

- Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada;

- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

 

Saiba Mais