Com previsão de pancadas de chuvas isoladas e trovoadas para esta sexta-feira (28/10), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também divulgou um alerta amarelo — que dura até as 23h59 — contendo aviso para tempestade de perigo potencial. Com chuva entre 20 e 50mm/h e ventos intensos de 40 a 60 km/h, há chance de ocorrer queda de granizo.
Saiba Mais
O instituto comunica também que há baixo risco de haver alagamentos, corte de energia elétrica pelo DF, estragos em plantações e queda de galhos de árvores. Em caso de rajadas de vento, o Inmet orienta as pessoas a não se abrigarem debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas. O instituto aconselha também que condutores não estacionem veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Nesta quinta-feira (27/10), o DF teve o maior volume de chuva dos últimos sete meses. No Paranoá, o volume foi de 17mm, um pouco menor que no Gama, com 16,4mm. No Plano Piloto, o número foi de 16mm. A última alta no número foi em 16 de março, quando o Inmet registrou 29 mm na capital federal.
Chegada de massa de ar polar
Meteorologista do Inmet, Cleber Souza explica que o DF tem tido chuvas a partir da tarde, associadas ao calor e à alta umidade, comum na primavera. Esse tempo deve durar até a próxima segunda-feira (31/10).
Saiba Mais
No dia seguinte, os brasilienses devem sentir mudanças na temperatura: uma massa de ar polar se forma no polo sul e deve se deslocar para o centro-sul do país. "Essa frente fria vinda do oceano pacífico vai favorecer a intensificação das chuvas e influenciar a termos um dia nublado e chance de chuva a qualquer hora do dia. Com isso, as temperaturas estarão em declínio", explica Cleber.