Tempo

Previsão do tempo indica semana com chuvas e temperaturas amenas no DF

Nesta segunda-feira (24/10), o dia fica nublado e a máxima deve chegar a 26°C. A umidade relativa fica em 55% no período da tarde

Após as chuvas no sábado e domingo, a semana começou com nebulosidade, umidade alta e temperaturas amenas no Distrito Federal. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a tendência para esta segunda-feira (24/10) é que o dia fique com muitas nuvens e com chuvas a qualquer hora. Nos próximos dias, os termômetros sobem, mas a possibilidade de chuva continua.

Com a nebulosidade, a temperatura máxima não deve passar de 26°C no DF e de 24°C na região do Plano Piloto. Já a umidade relativa do ar ficará em torno de 55% no período da tarde. O Inmet avaliou que, com a alta cobertura de nuvens, a mínima registrada foi de 17°C com 95% na parte central da cidade e 100% nas demais regiões.

O meteorologista do Inmet Kleber Souza destaca que esta segunda-feira (24/10) será o dia mais nublado. "O sistema começa a se afastar do DF em direção à Bahia, favorecendo com que as chuvas voltem a diminuir ao longo da semana", ressalta Kleber.

Para esta terça-feira (25/10), a previsão do tempo indica que o sol deve aparecer e as temperaturas voltam a subir com 27°C de máxima. “Devido ao aquecimento, pode ter pancadas de chuva à tarde”, pontua o especialista.

Entre quarta (26/10) e sexta-feira (28/10), a possibilidade de chuvas reduz ainda mais. No entanto, não está descartado algum registro ao longo do dia. “Outro sistema de frente fria, que já está avançando pelo sul do país, deve chegar no fim de semana e voltam as chuvas com mais intensidade e maior cobertura de nuvens”, avalia Kleber.

Recomendações

Em caso de rajadas de vento:

  • Não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas
  • Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda
  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
  • Em situação de perigo, ligue para a Defesa Civil (telefone 199) ou Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Saiba Mais