Samambaia está em festa. Comemorando 33 anos, nesta terça-feira, a 12ª Região Administrativa (RA) do Distrito Federal presenteia os moradores e visitantes com uma programação comemorativa pelo legado de acolhimento e prosperidade para os que escolheram a cidade como lar.
Criada em 1989, para assentar famílias oriundas de assentamentos não planejados em Taguatinga e Ceilândia, hoje, abriga 8% da população da capital federal e está entre as regiões que mais crescem no Brasil, segundo dados da administração local.
Com a fundação, a cidade começou a atrair pessoas de outras regiões do país em busca de melhores condições de vida. O mineiro Gilson Assis de Faria Pena, 60 anos, chegou há 27 anos e nunca mais partiu. Mudou-se para trabalhar, segundo ele, na primeira drogaria da cidade. Ao falar com o Correio, o farmacêutico exibiu, cheio de orgulho, o diploma de honra ao mérito recebido em 2021, como celebridade empresarial. "Gosto de tudo aqui, mas principalmente das ruas, porque são bem largas e planejadas", afirma.
Festa na rua
Com a vida voltando à normalidade, após os dois anos de pandemia, a comemoração retoma os protocolos tradicionais aguardados pelos moradores, como o desfile cívico e o corte do bolo, marcados para ocorrer às 9h, no dia 25, na 1ª Av. Norte 206/406. Além disso, estão previstos shows, exposições e homenagens aos pioneiros.
Os festejos também oportunizarão a prestação de serviços e atendimentos à comunidade. "Pensando em trazer facilidade e comodidade para a população de Samambaia, as carretas do Na Hora, da Defensoria Pública e da mulher estarão na cidade ofertando acompanhamento jurídico, e consultas de saúde", informou a RA.
Comunidade
Programação oficial, artistas, moradores e ONGs se reuniram em torno de um projeto chamado Samambaia Turística, com a finalidade de divulgar a cultura local. Ontem, em meio a um evento com batalha de rimas, foi lançada a página samambaiaturistica.com.br, com informações sobre a história da cidade, atrações turísticas, eventos locais e assuntos de interesse do cenário cultural de Samambaia.
O rapper e produtor musical Tiozão BKZ, 21 anos, é um dos artistas envolvidos com o projeto. Morador da cidade há um ano, o artista sente-se ligado ao local, principalmente pela cultura. "Curto os restaurantes daqui, tem uma variedade muito boa e a cultura local é bem forte. O hip hop, que é onde mais me identifico, é muito presente na cultura musical da cidade", enfatiza.
Turismo
Urbanisticamente bem estruturada, a cidade conta com atrativos turísticos para entreter os visitantes e moradores. Para os amantes da natureza, há os parques Gatumé e Três Meninas. Neste último, além de um ambiente com muito verde e o agradável contato com a natureza, há pista de skate, parques infantis, quadras poliesportivas e ciclovia. O nome remonta à origem, na década de 1960. O parque era uma fazenda, onde o proprietário mandou construir três casinhas idênticas, destinadas às filhas. As construções foram restauradas e ainda podem ser visitadas, pois integram o patrimônio histórico da região.
A dona de casa Liandra da Silva Carvalho, 34 anos, uma das frequentadoras do parque, chegou em Samambaia há pouco mais de um ano e se encantou com a cidade. "Sou do Nordeste e tinha vontade de conhecer Brasília. Vim e fiquei. Aqui, gosto do transporte, do comércio, dos lugares para passear com as crianças, como o Parque Três Meninas", enumera.
Se a gastronomia local for a pedida, na Praça do Pastel se encontra uma barraca com o famoso "Samambaião", um pastel de 1kg. Para os interessados em turismo religioso, a Paróquia Santa Luzia é um atrativo. Fundada em 1996, idealizada pelo padre italiano Alberto Trombini, possui capacidade para 960 pessoas e tem duas missas diárias. Com formato de navio, a Igreja da Barca, como é conhecida, foi eleita o cartão postal da cidade em 2020. Com linhas arquitetônicas harmoniosas, o altar é uma réplica da própria igreja, esculpido em mármore.
O Complexo Cultural de Samambaia é o lugar para os que buscam a diversidade de expressão artística. O local é composto pelo cineteatro Verônica Moreno, sala de leitura, salas de oficinas de artes visuais, dança, audiovisual e, ainda, um galpão multiuso.
A servidora da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do GDF e gerente do complexo cultural Suellen Rodrigues conta que o local foi inaugurado no final de 2018 e, desde então, continua em atividade. "Paramos um ano e meio, durante a pandemia, mas sempre temos atividades artísticas, artes cênicas, musicais, oficinas de capoeira, oficina de ballet e outras linguagens artísticas no espaço"
*Estagiárias sob a supervisão de Juliana Oliveira
Programação da Administração Regional
» 20 à 28/10 - Oficinas - Cultura nas cidades - Estacionamento da Castelo Forte - 14h às 18 e 20 às 23
» 25/10 - Desfile Cívico e corte do bolo - 9h - canteiro central 1ª Av. Norte 206/406
» 25/10 - Missa de ação de graças - 19h - Paróquia Nossa Senhora Aparecida
» 25 e 27/10 - Carreata e ônibus Sesc Mulher (agendamento prévio) - 9h - Escola Classe 431, Samambaia Sul
» 27/10 - Dia no circo - Evento social - Circo Vitória
» 27 a 29/10 - Cultura nas cidades - show - 9h - Estacionamento Castelo Forte
» 28/10 - Sarau complexo - 19h - QR 629, CJ 4 - Expansão de Samambaia
» 3 à 5/11 - Carreata e ônibus Sesc Mulher (agendamento prévio) - 9h - Escola Classe 431, Samambaia Sul
» 4 à 6/11 - 19º Despertar da dança - 19h - Complexo cultural de Samambaia - Mostra avaliativa e competitiva
Saiba Mais
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!