A equipe de educação ambiental do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) esteve pela manhã nesta sexta-feira (14/10) na Feira de Ceilândia, para mais uma edição do projeto “Mobilização em Ação’’. O objetivo da campanha é conscientizar moradores e feirantes sobre o descarte correto de resíduos e falar sobre a importância da coleta seletiva.
Durante a ação foram entregues panfletos e imãs de geladeira com informações sobre dias e horários das coletas, além de dicas de separação de resíduos. No caso da feira, a coleta é feita diariamente, de segunda a sábado, no período noturno.
Os usuários da feira também têm acesso a um papa-lixo instalado no local. Trata-se de um contêiner semienterrado com capacidade para receber até 5 m³ de resíduos, que possui coleta diária.
Assessora de Mobilização do SLU, Efigênia Lustosa destaca que estão empenhados para que as pessoas possam realizar corretamente o descarte do lixo. "Por isso vamos fazer essa ação de mobilização, para conversar e tentar sensibilizar visitantes e trabalhadores sobre a importância do descarte adequado. Isso evita doenças, além de deixar qualquer ambiente melhor cuidado e preservado’’
Na próxima sexta-feira (21/10), a equipe de mobilização deve ir ao Sol Nascente para falar com os moradores do Setor habitacional, Trecho 01, onde há uma lagoa que sempre sofre as consequências do descarte incorreto de lixo. No momento da ação do SLU será entregue uma cartilha educativa sobre o tema.
Sobre a Coleta Seletiva
Coleta seletiva é o recolhimento de materiais recicláveis (papel, papelão, plástico, isopor, metal) que não devem ser misturados ao lixo comum das residências. O cuidado dado ao resíduo começa com a separação dos resíduos em duas lixeiras, uma para os orgânicos e rejeitos e outra para os recicláveis. Após realizar a separação, os sacos recicláveis devem ser entregues para a coleta seletiva do SLU nos dias e horários corretos.
Para saber o dia e horário das coletas, basta acessar o site do SLU ou baixar o aplicativo SLU Coleta DF, disponível em todas as plataformas.
*Estagiário sob a supervisão de Márcia Machado