Fogo

Incêndio próximo à Chapada dos Veadeiros consome até 60km² de vegetação

Corpo de Bombeiros Militar de Goiás combate as chamas desde a última sexta-feira. A suspeita é de que o fogo tenha começado após um raio cair no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Um incêndio na Área de Preservação Ambiental (APA) Pouso Alto, nas proximidades da Chapada dos Veadeiros, atingiu de 50km² a 60km² de vegetação da área. O Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO), que atua na ocorrência desde a última sexta-feira (7/10), segue no combate às chamas.

CBMGO/Divulgação - Bombeiros de Goiás combatem incêndio em Cavalcante
CBMGO/Divulgação - Bombeiros de Goiás combatem incêndio em Cavalcante, na Chapada dos Veadeiros

Segundo a corporação, o local é de difícil acesso e a extensão da linha do incêndio dificulta as ações das equipes que atuam em três frentes. Em Cavalcante (GO) — a 312km de Brasília —, o tenente Lucas Maciel dos Reis Silva informa que o incêndio possivelmente foi provocado por um raio. Neste momento, o fogo se dividiu em três frentes.

Saiba Mais

"Estamos combatendo, desde ontem (quarta, 12), a frente do meio e estamos na cabeça do incêndio. Acabamos de finalizar o combate com o aceiro e ajuda dos nossos equipamentos", detalha.

O militar confirma que a equipe de bombeiros apagou aproximadamente 14km² de linha de fogo dos 45km² totais das chamas durante o trabalho feito desde essa terça-feira (11/10). "Agora, o nosso trabalho vai passar a ser monitorar as outras duas três frentes para ver o momento correto de a gente fazer o combate", finaliza.

Confira um vídeo do combate feito na manhã desta quinta-feira (13/10).