O clima no Distrito Federal deve continuar quente e seco pelo menos até domingo (16/10). Para esta quinta-feira (13/10), a temperatura máxima pode chegar a 33ºC. A mínima, registrada por volta das 7h, em Brazlândia, foi de 19ºC. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), rajadas de vento de 40 km/h podem surpreender o brasiliense.
Segundo a meteorologista Andrea Ramos, as chuvas devem começar no DF somente por volta do dia 19 de outubro. Até lá, a tendência é de altas temperaturas e tempo seco todos os dias. "A primavera é uma estação de transição", explica.
A umidade relativa do ar deve permanecer baixa nesta quinta-feira (13/10), com máxima de 55% e mínima de 15% ou até menos. Andrea Ramos disse ao Correio que o Inmet deve emitir um alerta laranja de perigo potencial, divulgado geralmente quando a umidade fica entre 12% e 20%. "As maiores temperaturas e menor umidade devem acontecer à tarde. É importante que as pessoas evitem atividade física neste horário", aconselhou a meteorologista.
É sempre bom lembrar os cuidados necessários em período de seca, de acordo com a Defesa Civil:
- Manter uma boa hidratação (água, sucos naturais, água de coco, etc). Sugerimos portar sempre que possível uma garrafa para reposição de líquidos.
- Umedecer periodicamente as narinas e os olhos com soro fisiológico.
- Utilizar hidratantes labiais e cremes corporais para evitar ressecamento.
- Utilizar umidificador, baldes ou bacias com água ou panos molhados para elevar a umidade do ar em casa.
- Manter a adequada limpeza dos ambientes, evitando acúmulo de pó e favorecimento de ácaros e fungos, a fim de reduzir crises alérgicas.
- Dar especial atenção às crianças e idosos, monitorando principalmente a questão de hidratação e doenças respiratórias.
- Reduzir ou suspender, se possível, as atividades físicas nos períodos mais quentes do dia.
- Dar preferência a refeições leves.
- Usar roupas leves, chapéu ou boné.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!