Celebração

Festa de Nossa Senhora Aparecida reúne milhares de fiéis na Esplanada

Após dois anos sem a realização do evento, cerca de 60 mil pessoas participaram da celebração da Santa Missa em homenagem à Padroeira do Brasil e de Brasília

O Dia de Nossa Senhora Aparecida, comemorado nesta quarta-feira (12/10), será marcado no Distrito Federal pelo retorno da procissão na Esplanada dos Ministérios, após dois anos com o evento suspenso em decorrência da pandemia da covid-19. A estimativa é que 60 mil pessoas participe da missa de celebração à Padroeira do Brasil e de Brasília.

A programação começou pela manhã, às 9h, com uma missa destinada às crianças. Às 17h, fiéis se reuniram na Esplanada para participar da missa à santa. O evento contou com a participação de embaixadores; do vice-governador, Paco Britto (que está como governador em exercício); do secretário de Segurança Pública do DF, Júlio Danilo; da ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos do Brasil, Cristiane Britto, entre outras autoridades.

Minervino Junior/CB/DA Press - após dois anos com o evento suspenso em decorrência da pandemia da covid-19, a missa na Esplanada em homenagem a Nossa Senhora Aparecida volta a ser celebrada

Antes de começar a celebração, às 16h, o arcebispo de Brasília, Cardeal Dom Paulo Cezar, concedeu entrevista à imprensa. O religioso falou sobre a necessidade de acolher os fiéis que tiveram de enfrentar a pandemia causada pelo novo coronavírus. "É um tempo forte, de despertar a fé. A pandemia mexeu com todos nós e mostrou a fragilidade da vida. Mostrou que é preciso termos a nossa vida ancorada, agrupada no mistério do eterno Deus. A presença materna de Maria nos sustenta, nos anima e caminha conosco, nos dá esperança e é isso que o nosso povo vai fazer no santuário."

A vendedora Rosimeire Lima, 46 anos, veio à Esplanada acompanhada dos irmãos da igreja que frequenta, em Ceilândia Norte. Para ela, o motivo é de alegria e agradecimento. "Hoje é um dia de gratidão à Nossa Senhora, por ela cuidar de nós e sempre me atender", disse.

Após a missa, fiéis participarão da procissão e darão a volta no quadrilátero da Esplanada com velas.

Minervino Junior/CB/DA Press - A programação começou pela manhã, às 9h, com uma missa destinada às crianças. Às 17h, fiéis se reuniram na Esplanada para participar da missa à santa.
Minervino Junior/CB/DA Press - Antes de começar a celebração, às 16h, o arcebispo de Brasília, Cardeal Dom Paulo Cezar, concedeu entrevista à imprensa.
Minervino Junior/CB/DA Press - Rosimeire Lima, 46 anos, foi para a celebração com alegria e agradecimento. "Hoje é um dia de gratidão à Nossa Senhora", diz.

Saiba Mais