Representantes do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e da Secretaria de Transporte e Mobilidade do DF (Semob-DF) se reuniram para discutir a gestão do transporte público coletivo no Entorno. Entre os temas debatidos está a junção de transportes semiurbanos do DF e de Goiás e a unificação do valor das tarifas das regiões.
Uma das propostas apresentadas foi um convênio, já existente, que transferiu a gestão do transporte rodoviário interestadual semiurbano com municípios da Região Integrada de Desenvolvimento Econômico (Ride) para o Distrito Federal.
Saiba Mais
É articulada com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) a consolidação desse convênio. Com isso, é possível que ocorra a integração tarifária entre os sistemas do DF e do Entorno, desde que haja autorização legislativa, de acordo com Valter Casimiro Silveira, secretário da Semob. Outro tema também debatido na reunião foi a prorrogação dos contratos vigentes com as empresas de transporte público.
Representantes da Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público e Social (Prodep) mostraram preocupação com a possibilidade de prorrogação, tendo em vista que os contratos atuais terminam em dezembro.
De acordo com o titular da Semob, também é discutida a criação de uma região metropolitana que uniria DF e municípios de Goiás. Para isso, está sendo feito o mapeamento do sistema e análise do plano de outorgas.
Ainda não há previsão de nova reunião para debater o tema.
Saiba Mais