Após cinco meses internado em unidade de terapia intensiva (UTI), o adolescente Pedro Miguel Rodrigues Cardoso, de 15 anos, recebeu alta, na tarde desse domingo (9/10), de um hospital particular de Taguatinga Norte. Em 8 de maio, no Dia das Mães, o rapaz foi atingido por um pinheiro de 20 metros no Parque da Cidade. Com o impacto, o menino sofreu uma parada cardiorrespiratória e precisou ser internado.
Saiba Mais
Mãe de Pedro, Luciane Rodrigues, 41, diz que o filho está com a parte cognitiva cerebral "ótima". Segundo ela, o jovem ainda não tem movimentos do pescoço para baixo. "Saiu do hospital com diagnóstico de tetraplegia, mas nós cremos que Deus reverterá", declara.
Descaso
Após o acidente, uma reportagem do Correio denunciou o descaso com o Parque da Cidade, local inaugurado em 11 de outubro de 1978 e que sofre as consequências da falta de manutenção. Para além dos banheiros fechados e da depredação da infraestrutura, o espaço de 420 hectares expõe os quase 51 mil visitantes semanais a diferentes riscos.
Criada para cuidar e zelar da maior área verde urbana da América Latina, a Associação Amigos do Parque da Cidade existe desde 1988. O presidente, Carlos Valadares, 64, contou que assiste ao mesmo filme de descuido há anos. "Entra governo e sai governo, mas a situação não muda. Os Amigos do Parque da Cidade acompanham esse descaso com o maior espaço de lazer do brasiliense, protestam, defendem o local", reforçou.
Questionado sobre a falta de apoio e auxílio que a família de Pedro Miguel está sofrendo, o GDF limitou-se a responder, em nota, por meio da Procuradoria-Geral do DF (PGDF), que "o Distrito Federal não foi acionado a respeito de processo referente a requerimento de indenização".
Relembre o caso
Uma árvore de cerca de 20 metros caiu na cabeça do adolescente e também acabou atingindo uma mulher, no dia das mães (8/5), no Parque da Cidade. Pedro sofreu uma parada cardiorrespiratória e a outra vítima fraturou a perna. Ambos foram atendidos no local pelo Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF).