Estudantes do primeiro ano do Centro de Ensino Médio 01 do Guará assistiram a uma palestra com José Carlos Vieira, editor de Cidades do Correio Braziliense, na tarde de ontem. A visita faz parte das atividades desenvolvidas pela disciplina "Atualidades" e nasceu do desejo dos próprios alunos de conhecer a rotina da redação de um jornal.
O editor falou aos 16 estudantes sobre o processo de produção da notícias e enfatizou a obrigação dos jornalistas em ouvir os envolvidos nos fatos, ressaltando a necessidade do compromisso com a verdade e da credibilidade do que é noticiado. Discorreu, ainda, sobre o perigo que as fake news representam para a sociedade.
O professor Wilson Júnior disse que, na disciplina ministrada por ele, o jornal é material base usado para estudo em sala de aula e despertou nos alunos o interesse sobre como são construídas as notícias. "A disciplina engloba atualidades e geopolítica, trabalhadas através de notícias publicadas nos jornais."
Para além dos processos de elaboração de notícias, a visita traz outros aspectos importantes para a formação dos jovens. "Funciona como incentivo à leitura. Os jovens são inundados por informações superficiais e instantâneas e têm dificuldade de aprofundar nos assuntos. Entender como funciona um jornal, contribui para que façam uma reflexão. Também amplia a visão de mundo", enfatizou Wilson.
Caleb Gomes, de 16 anos, ainda não decidiu o que irá estudar no ensino superior, mas diz que seu principal hobby é cantar. "Acho muito importante ter um local especial reservado à cultura nos jornais, para assegurar que as manifestações artísticas não desapareçam", afirmou. A atividade foi vista como esclarecedora para Giovana Vasconcelos, 16. "Gostei muito, porque ajuda as pessoas que têm interesse em trabalhar nessa área a conhecer como funciona", considerou.
*Estagiária sob a supervisão
de Márcia Machado
Saiba Mais