O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), — reeleito em primeiro turno na eleição de 2022 — prometeu fazer um reajuste salarial de 18% para os servidores públicos da capital durante os próximos quatro anos de mandato. A afirmação foi feita na manhã desta quarta-feira (5/10) em entrevista ao Bom Dia DF, jornal da TV Globo.
Saiba Mais
Durante os três primeiros anos do segundo mandato de Ibaneis, o reajuste deve ocorrer sempre em agosto. Em 2026, o aumento será depositado a partir de junho, antes do período eleitoral que impede políticos de aprovarem decreto. Para as forças de segurança, o governador explicou que os 18% do fundo constitucional viria de uma vez para a categoria.
O chefe do Executivo local afirmou que tem dinheiro disponível para lançar um novo pagamento para os trabalhadores. "Vamos ter um avanço do fundo constitucional, que vai nos dar uma folga, e temos que valorizar o nosso serviço público. Algumas que tiveram reajustes pontuais, mas precisamos dar um reajuste geral", declarou.
"Vou negociar isso com o presidente Bolsonaro para ver se a gente consegue fazer ainda este ano o encaminhamento da proposta e aprovação no Congresso Nacional, para que possa vigorar no início de 2023", prometeu Ibaneis.
Gestão compartilhada com Goiás para transporte no Entorno
Perguntado sobre como será a gestão do transporte público do DF com o Entorno, o chefe do Executivo local destacou que se reuniu com o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União) — também reeleito em primeiro turno —, para discutir o tema. Juntamente com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Ibaneis pretende criar uma autarquia responsável pelo serviço no Entorno da capital federal.
"O Entorno, para nós, é uma preocupação muito grande porque todos os dias esses ônibus vêm (para o DF), são de péssima qualidade, em que, na maioria das vezes, quebram durante o transporte e deixam esses passageiros na mão. Então, precisamos dessa gestão compartilhada", argumentou Ibaneis.
Apesar da proposta, o governador do DF não estipulou um prazo para a aprovação da parceria com Goiás.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!