O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) recebeu 200 denúncias sobre o uso de santinhos no primeiro turno das eleições na capital federal. O balanço foi divulgado na tarde desta segunda-feira (3/10).
Apesar do número significativo, ninguém foi multado porque depende de representação do MP Eleitoral. Os processos estão sendo avaliados pelos procuradores. De acordo com a Corte, dessas 200 denúncias, 91 envolvem candidaturas ou partidos.
O Correio percorreu várias regiões administrativas em 2 de outubro e encontrou diversas ruas da capital federal recheadas de santinhos jogados no chão, nas imediações das zonas eleitorais. Caso o MP ofereça representação contra os candidatos e partidos, pode haver multas de R$ 2 mil a R$ 8 mil, além da configuração de crime eleitoral.
Saiba Mais
Eleição no DF
O governador Ibaneis Rocha (MDB) foi reeleito para mais quatro anos. Os brasilienses também elegeram oito deputados federais e 24 distritais. O DF foi a primeira região da federação a encerrar a contagem dos votos, na noite de domingo (2/10).